Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/155
Title: O ato cristão de educar: uma leitura de Matthias Preiswerk
metadata.dc.creator: Lopes, Silas de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Zabatiero, Júlio Paulo Tavares
Keywords: Educação Popular;Educação Cristã;Teologia Cristã;Ato de Educar;Pedagogia;TEOLOGIA PRÁTICA;Popular Education;Christian Education;Christian Theology;Educational Act. Pedagogy
Issue Date: 3-Aug-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: LOPES, Silas de Souza. O ato cristão de educar: uma leitura de Matthias Preiswerk. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação busca descrever uma perspectiva cristã do ato de educar. A partir da leitura de textos de Matthias Preiswerk, propõe-se, aqui, uma análise critica da Educação Cristã eclesial no âmbito do Protestantismo de Missões, realizada basicamente na chamada Escola Bíblica Dominical (ou Escola Dominical). A primeira parte da dissertação aborda aspectos da história pedagógica de Matthias Preiswerk em seu contexto de trabalho como educador popular na Bolívia. O foco, porém, recai sobre a dimensão mais especificamente cristã (eclesial) de seu trabalho. Neste tópico constatamos o uso, por Preiswerk, de elementos da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Na segunda parte do trabalho, oferecemos uma leitura de textos de Preiswerk focada nos conceitos e práticas da Educação Cristã e sua relação com a Educação Popular. Esta leitura serve como fundamento para um olhar específico sobre o ato cristão de educar na perspectiva de Preiswerk e sua proposta de renovação da Educação Cristã a partir da experiência da Educação Popular. Na terceira parte procuramos, a partir da contribuição de Preiswerk, oferecer nossa visão do ato cristão de educar em diálogo com uma visão educacional abrangente, de modo a desenvolver aspectos básicos de uma teologia do ato de educar e seus desdobramentos para a prática da Educação Cristã em contextos eclesiais.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/155
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lopes_ss_tm227.PDF852.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.