Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/154
Title: O Aconselhamento Pastoral Virtual: a partir de um estudo da Telefonseelsorge na Internet e da Maranataonline
metadata.dc.creator: Krause, Renilda
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoch, Lothar Carlos
Keywords: Aconselhamento pastoral;Internet;Internet nas obras da Igreja;Realidade virtual;TEOLOGIA PRÁTICA;Pastoral counseling;Internet;Internet in church work;Virtual reality
Issue Date: 15-Mar-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: KRAUSE, Renilda. O Aconselhamento Pastoral Virtual: a partir de um estudo da Telefonseelsorge na Internet e da Maranataonline. 2010. 293 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem por objetivo propor o mundo virtual como um novo espaço para a prática do Aconselhamento Pastoral e uma forma de atualização dos vínculos da Igreja com a sociedade e revelar o Evangelho na linguagem dos relacionamentos virtuais. Inicialmente são abordados temas relacionados à comunicação através da Internet e à interpretação do espírito da época em que se situa a cultura e a sociedade local e global. São também apresentados conceitos que afloraram com o desenvolvimento da comunicação mediada por computadores, como o virtual e suas modalidades, as comunidades virtuais e a virtualização do corpo. No segundo capítulo é apresentada uma análise dos fundamentos teóricos, metodológicos e técnicos do Aconselhamento Pastoral realizado através da Internet e busca- se traçar os potenciais e também os limites desta modalidade de ajuda. Na terceira parte é realizado um estudo de dois casos, a Telefonseelsorge na Internet (Alemanha) e a Maranataonline (Brasil), por meio do método da Netnografia e da entrevista presencial, a partir dos quais são discutidas as chances e as fronteiras do Aconselhamento Pastoral realizado pela Internet, especificamente através do recurso do site e do correio eletrônico. Na parte final são esquematizadas as conclusões, afirmando que a Internet é uma nova plataforma de comunicação que dispõe de vários potenciais como a interação instantânea, a diluição das fronteiras, o anonimato, a imobilidade móvel que justamente representam as chances para o Aconselhamento Pastoral ir ao encontro das mais diversas pessoas, em suas diferentes situações, lá onde elas se encontram, e isso, na era da Internet significa o espaço virtual e global.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/154
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
krause_r_td88.PDF2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.