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Title: Professor: agente de transformação social ou força motriz do sistema vigente?
metadata.dc.creator: Silva, Vera Regina da
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Ser professor;Educação Básica;Interferência de gênero;Estresse docente;Escola estadual;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Being teacher;Elementary Education;Gender interference;Stress;State School
Issue Date: 4-Apr-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Vera Regina da. Professor: agente de transformação social ou força motriz do sistema vigente?. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Definir e compreender o ser professor é o que motiva este trabalho de pesquisa que aborda diferentes aspectos do seu próprio entorno social: o seu ambiente de trabalho; a sua valorização profissional; sua competência docente; a sua inserção politicossocial e pedagógica; o seu bem-estar físico e mental e, consequentemente, sua autoestima e realização pessoal. Partindo da observação direta, como gestora de escola pública há nove anos, tomamos por referência o grupo de docentes da Educação Básica desta mesma escola, confrontando as hipóteses que tínhamos, com uma substancial teoria bibliográfica de diferentes autores. A descoberta mais importante foi a interferência de gênero entre professores e professoras, nitidamente presente no currículo oculto da escola, determinando as diferenças e comportamentos pessoais e docentes. Estas peculiaridades, comprovadas empírica e cientificamente, passam a ser deveras importante, a fim de que a equipe gestora da escola possa lidar melhor com estes profissionais, bem como, também eles próprios possam se conhecer mais e aceitar as diferenças entre eles e os colegas. Outra abordagem importante que traz o trabalho é a questão do estresse docente, que atinge grande número de professores que indefesos e sem conhecimento de causa se tornam vítimas desta patologia, fazendo-os, às vezes, abandonar a profissão ou trabalhar até o fim, sem ânimo, sem tesão, sentindo-se infinitamente infelizes. A fim de chegarmos a esta análise da vida pessoal e profissional dos professores, enfatizamos o atual momento histórico e social, seus paradigmas e seus reflexos na vida de cada indivíduo. Abordamos também a contextualização da escola na sociedade, discorrendo com maior ênfase, a escola estadual do Rio Grande do Sul, com suas demandas e seus desmandos, atuando direta ou indiretamente na subjetividade docente
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