Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Vera Regina da
dc.date.accessioned2016-07-25T15:24:45Z-
dc.date.available2010-08-24
dc.date.available2016-07-25T15:24:45Z-
dc.date.issued2010-04-04
dc.identifier.citationSILVA, Vera Regina da. Professor: agente de transformação social ou força motriz do sistema vigente?. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/152-
dc.description.abstractDefining and comprehending the act of being a teacher is what motivates this research which approaches different aspects of their own social reversal: their work environment; their professional value; their teaching competence; their socio-political and pedagogical involvement; their physical and mental welfare and, consequently, their self-esteem and personal accomplishment. Based on this direct observation, as a manager of a public school for nine years, we refer to a group of teachers who work with Elementary Education at this same school, confronting the hypotheses we had with a substantial bibliographic theory from diverse authors. The most important finding was the interference of gender among male and female teachers that is clearly present in the occult curriculum of the school, determining the differences and personal and teaching behaviors. These peculiarities, empirically and scientifically proved, become very important so that the school managing group can better deal with these professionals and they can get to know themselves deeper and accept the differences between themselves and the other colleagues. Another important approach in this research is the stress which reaches a great number of teachers who undefended and without knowing the cause become victims of this pathology that sometimes makes them abandon their profession or work until the end of it without liveliness, without excitement, feeling extremely unhappy. In order to reach this analysis concerning the teachers personal and professional life, we laid emphasis on the current historical and social moment, its paradigms and its reflexes in the life of each individual. We also approached the contextualization of the school in society, discoursing with a greater emphasis, the state school of Rio Grande do Sul, with the demands and outrages, acting directly or indirectly in the teaching subjectivity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSer professorpor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectInterferência de gêneropor
dc.subjectEstresse docentepor
dc.subjectEscola estadualpor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectBeing teachereng
dc.subjectElementary Educationeng
dc.subjectGender interferenceeng
dc.subjectStresseng
dc.subjectState Schooleng
dc.titleProfessor: agente de transformação social ou força motriz do sistema vigente?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.description.resumoDefinir e compreender o ser professor é o que motiva este trabalho de pesquisa que aborda diferentes aspectos do seu próprio entorno social: o seu ambiente de trabalho; a sua valorização profissional; sua competência docente; a sua inserção politicossocial e pedagógica; o seu bem-estar físico e mental e, consequentemente, sua autoestima e realização pessoal. Partindo da observação direta, como gestora de escola pública há nove anos, tomamos por referência o grupo de docentes da Educação Básica desta mesma escola, confrontando as hipóteses que tínhamos, com uma substancial teoria bibliográfica de diferentes autores. A descoberta mais importante foi a interferência de gênero entre professores e professoras, nitidamente presente no currículo oculto da escola, determinando as diferenças e comportamentos pessoais e docentes. Estas peculiaridades, comprovadas empírica e cientificamente, passam a ser deveras importante, a fim de que a equipe gestora da escola possa lidar melhor com estes profissionais, bem como, também eles próprios possam se conhecer mais e aceitar as diferenças entre eles e os colegas. Outra abordagem importante que traz o trabalho é a questão do estresse docente, que atinge grande número de professores que indefesos e sem conhecimento de causa se tornam vítimas desta patologia, fazendo-os, às vezes, abandonar a profissão ou trabalhar até o fim, sem ânimo, sem tesão, sentindo-se infinitamente infelizes. A fim de chegarmos a esta análise da vida pessoal e profissional dos professores, enfatizamos o atual momento histórico e social, seus paradigmas e seus reflexos na vida de cada indivíduo. Abordamos também a contextualização da escola na sociedade, discorrendo com maior ênfase, a escola estadual do Rio Grande do Sul, com suas demandas e seus desmandos, atuando direta ou indiretamente na subjetividade docentepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_vr_tmp124.PDF416.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.