Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/149
Title: Dualismo corpo/alma na teologia pentecostal
metadata.dc.creator: Albano, Fernando
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Dualismo;Antropologia;Corpo;Alma;Teologia pentecostal;Assembléia de Deus;LEITURA E ENSINO DA BIBLIA;Dualism;Anthropology;Body;Soul;Pentecostal theology;Assembly of God
Issue Date: 2-Jul-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALBANO, Fernando. Dualismo corpo/alma na teologia pentecostal. 2010. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: O objeto desta pesquisa é o dualismo corpo/alma na teologia pentecostal brasileira, representado por sua maior expressão, a Assembléia de Deus. Assim, a partir da valorização do ser humano integral, se busca investigar a antropologia teológica pentecostal, suas tensões e convergências com a perspectiva bíblica. A ênfase teológica na unidade da constituição humana, que o testemunho bíblico indica, contrasta com a experiência histórica da cristandade, na qual o corpo sempre teve um papel secundário, status que, ainda permanece no pentecostalismo atual. Esta pesquisa apresenta seu conteúdo em três capítulos: capítulo 1 procura-se identificar a origem, assim como o desenvolvimento do dualismo antropológico ao longo dos principais períodos da História da Igreja. Com o título Teologia pentecostal e dualismo antropológico, o segundo capítulo busca apresentar um breve perfil da teologia pentecostal, considerando principalmente os dados que demonstram sua concepção de ser humano. No caminho da superação do dualismo antropológico, terceiro e último capítulo, se busca depois de descrever brevemente sobre a constituição do ser humano, indicar a partir de alguns dados bíblicos em diálogo com alguns autores, meios de superação do dualismo antropológico. Por fim, aponta-se para a teologia pentecostal a adoção da perspectiva antropológica unitária.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/149
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
albano_f_tmp120.PDF337.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.