Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/142
Title: Uma leitura de gênero a partir das relações de poder no pentecostalismo brasileiro
metadata.dc.creator: Mello, Izabel Cristina Veiga
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Ministério feminino;Leitura de gênero;Relações de poder;Pentecostalismo;Assembléia de Deus;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Women ministry;Reading of gender;Power relations;Pentecostalism;Assembly of God
Issue Date: 2-Jul-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: MELLO, Izabel Cristina Veiga. Uma leitura de gênero a partir das relações de poder no pentecostalismo brasileiro. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: O objeto desta pesquisa é o ministério feminino através de uma leitura de gênero a partir das relações de poder no pentecostalismo brasileiro. Essa leitura é delimitada, a partir da compreensão do ministério feminino no contexto da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, uma vez que se compreende ser ela a maior expressão numérica do pentecostalismo brasileiro e que possui a maioria de seus membros composta por mulheres. Assim, a partir de uma releitura histórica e sociológica pretende-se verificar a sua resistência em relação ao ministério feminino. A pesquisa apresenta seu conteúdo em três capítulos: no primeiro capítulo busca-se, através de um resgate histórico da participação das mulheres no exercício dos dons no movimento pentecostal em seus primórdios, contrastar de forma crítica, o posicionamento acerca do ministério feminino diante da riqueza histórica da experiência pentecostal no Brasil e no exterior; no segundo capítulo procura-se averiguar como são estabelecidas as relações de poder na estrutura interna das Assembléias de Deus e a concepção acerca do ministério feminino na mesma, a partir do trabalho missionário desenvolvido por Frida Vingren em solo brasileiro; no terceiro capítulo propõe-se a construção de um diálogo com vistas à superação da resistência das Assembléias de Deus acerca do ministério feminino, respeitando as especificidades do pentecostalismo brasileiro.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/142
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mello_icv_tmp121.PDF383.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.