Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1224
Title: Perspectivas éticas em interface com a BNCC: sequências didáticas para o 9º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Silva, Anderson Roberto Lima da
metadata.dc.contributor.advisor1: Saldanha, Marcelo Ramos
Keywords: Ética;Perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas;Competências;Habilidades;BNCC;Sequência didática;Adolescência;9º Ano;Ensino Fundamental II;Ethics;Philosophical, theological and pedagogical perspectives;Competencies;Skills;Didactic sequence;Adolescence;9th grade;Elementary School II
Issue Date: 27-Jun-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Anderson Roberto Lima da. Perspectivas éticas em interface com a BNCC: sequências didáticas para o 9º ano do ensino fundamental. 2024. 116 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: A finalidade deste trabalho é elaborar sequências didáticas em torno de perspectivas éticas em interface com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltada para os componentes curriculares do 9º Ano do Ensino Fundamental. A proposta do produto educacional procura colaborar com docentes no processo de abordagem da ética como objeto do conhecimento. A fundamentação teórica deste trabalho respalda-se inicialmente em perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas de teóricos como Jurgen Habermas, Martha Nussbaum, Hans Jonas, Dietrich Bonhoeffer, Leonardo Boff, Paulo Freire, Ronald Duska, Calligaris entre outros, cujas estruturas conceituais são úteis para a reflexão e aplicação da ética no contexto educativo como propõe a BNCC. A metodologia adotada para a elaboração do produto consiste nas seguintes etapas: revisão bibliográfica e documental, elaboração e análise do produto educacional e, resultados esperados. A revisão bibliográfica e documental, assim como a análise e discussão da sequência didática, foram pautadas por diversos conceitos éticos em interface com a BNCC. Através desse produto educacional, pretende-se promover princípios éticos na adolescência, especificamente entre estudantes do 9º Ano. Além disso, as sequências didáticas objetivam desenvolver competências e habilidades no campo pessoal, social e ambiental alinhadas com a BNCC.
Description: 116 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1224
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva_ARLD_tmp.pdfTexto completo - PDF834.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.