Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1222
Title: Corpo e experiência religiosas das mulheres em diálogo com a liturgia do culto dominical
metadata.dc.creator: Luckow, Fabiane Behling
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Culto cristão;Liturgia;Gênero;Teologia prática;Teologia feminista;Christian worship;Liturgy;Gender;Practical theology;Feminist theology
Issue Date: 15-Mar-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: LUCKOW, Fabiane Behling. Corpo e experiência religiosas das mulheres em diálogo com a liturgia do culto dominical. 2024. 169 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TD;
metadata.dc.description.resumo: Frente aos atuais desdobramentos do contexto cristão-evangélico brasileiro e o cenário de crescente fundamentalismo religioso e conservadorismo, tanto no Brasil quanto em diferentes países do mundo, as igrejas cristãs, de tradições e vieses diversos, têm produzido não apenas discursos, mas também práticas comunitárias que pautam discussões sobre o controle dos corpos das mulheres, as quais, por sua vez, acabam pautando em certa medida, as práticas sociais e políticas de toda a sociedade. Dentre as práticas mais paradigmáticas das igrejas cristãs está o culto, entendido como o coração da vida comunitária, o espaço central do encontro de Deus com a sua comunidade, evento no qual as questões relativas às identidades sociais e religiosas das mulheres são articuladas e podem ser observadas para melhor compreender os dispositivos de controle elaborados, articulados e aplicados, bem como visibilizar processos de resistência das mulheres. Esta pesquisa se propõe a estudar o culto cristão, no atual contexto brasileiro, a partir da experiência corporificada pelas mulheres. Através de um processo dialógico constante, entre a construção social do conhecimento presente na bibliografia sobre o tema e o trabalho de campo na realidade concreta de uma comunidade cristã evangélica luterana, utilizando metodologias de pesquisa social, alicerçada em epistemologias e metodologias elaboradas no campo das teorias feministas, surge a pergunta central desta pesquisa: como as mulheres, a partir de seus corpos, articulam suas experiências religiosas em diálogo com a liturgia do culto dominical? Pudemos perceber que a presença das mulheres, reconhecida e valorizada na igreja, especialmente no momento do culto, possibilita processos de libertação, tanto para homens quanto para mulheres. A legitimidade dos saberes teológicos compartilhados na liturgia, por mulheres, valida também a experiência de fé daquelas que ouvem e participam, reiterando que Deus pode falar e se revelar a partir de diferentes timbres e corporeidades, através de e para mulheres. No culto e em sua liturgia, convergem diferentes aspectos da vida e da elaboração do imaginário social e religioso das pessoas, que são expressos nas representações simbólicas do rito, que, por sua vez, inscrevem, nos corpos, através de práticas reiteradas, disposições que informam maneiras de ser e estar no mundo. Isso se dá, especialmente, na maneira como a celebração valoriza e visibiliza a diversidade da experiência humana, corporificada nas diferentes pessoas e grupos, ou mesmo na forma como controla, inviabiliza e silencia estas pessoas, estes grupos. Nesse sentido, é importante observarmos quem são as pessoas que ocupam os espaços, que têm voz e vez, qual o nível de participação proposto a elas durante a realização do culto, tarefa empreendida nesta pesquisa.
Description: 172 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1222
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luckow_FB_td.pdfTexto completo - PDF1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.