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Title: Uma leitura sobre a inclusão de pessoas com deficiência em espaço escolar a partir de João 9.
metadata.dc.creator: Carvalho, Diana Diniz de
metadata.dc.contributor.advisor1: Herbes, Nilton Eliseu
Keywords: João 9;Inclusão;Fazer pedagógico;John 9;Inclusion;Pedagogical action
Issue Date: 12-Jul-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: CARVALHO, Diana Diniz de. Uma leitura sobre a inclusão de pessoas com deficiência em espaço escolar a partir de João 9. 2024. 141 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a importância dos escritos de João 9 para o embasamento de um debate relacionado à inclusão/exclusão dentro do espaço escolar, apresentando mecanismos de conscientização que favoreçam a igualdade de oportunidades, o respeito livre de preconceitos e segregação. Através da análise do Evangelho de João 9, busca-se propor uma reflexão sobre essa realidade insustentável, a fim de promover mudanças e responder questões cruciais. Assim, procurarmos modificar a insustentabilidade da situação e envolver-nos de modo para que possamos buscar mudanças elucidando o problema desse estudo: Como a inclusão de pessoas com deficiência na escola pode ser compreendida a partir de João 9? É discutida a inclusão de pessoas com deficiência no espaço escolar e são abordados os desafios de uma pedagogia de inclusão e também tecidas considerações sobre a educação inclusiva, buscando estabelecer um diálogo com o texto do Evangelho de João 9. São discutidos temas como exclusão, preconceito e violência enfrentados por essas pessoas na escola, bem como a importância da integração no contexto educacional. Além disso, é explorada a reorganização das escolas e a atuação do docente no fazer pedagógico da inclusão. Por fim, é destacada a perícope do Evangelho de João 9 como inspiração para a inclusão. Após a análise de todos os capítulos e tópicos abordados no estudo, conclui-se que a exclusão de pessoas com deficiência pode ser diminuída, desde que a escola esteja preparada para enfrentar as questões de inclusão, que os professores e professoras possuam condições formativas adequadas e as leis sejam assertivas e cumpridas. No entanto, é necessário que as pessoas também estejam conscientes de seus deveres como acolhedoras e respeitadoras, para garantir uma sociedade mais justa e fraterna, para que as verdadeiras exclusões possam ser combatidas. Este trabalho trará um Guia Didático Informativo, produto educacional do Mestrado Profissional em Teologia com área de concentração em religião e educação, na linha de pesquisa educação comunitária, uma ferramenta pensada e elaborada com o intuito de enriquecer ainda mais o nosso valioso trabalho na educação. Este guia é um convite à reflexão e ao aprimoramento contínuo das práticas pedagógicas, administrativas e de gestão que formam a espinha dorsal de nossas instituições de ensino.
Description: 141 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1220
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