Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1217
Title: Ensino religioso em contexto indígena: uma proposta de plano de ensino
metadata.dc.creator: Fonteles, Christianne Silveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Klemz, Charles
Keywords: Ensino religioso;Escolas indígenas;Planejamento;Religious education;Indigenous schools;Planning
Issue Date: 12-Jun-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: FONTELES, Christianne Silveira. Ensino religioso em contexto indígena: uma proposta de plano de ensino. 2024. 83 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: O Brasil é um estado laico e possui uma pluralidade religiosa. O Ensino Religioso (ER), enquanto componente curricular, considera a pluralidade religiosa em seus documentos normativos. A presente pesquisa tem como tema o ER em contexto indígena, especificamente em escola indígena no município de Caucaia, no Ceará. O objetivo é verificar como o ER ocorre em contexto indígena. Problematiza a formação docente e o material didático. A pesquisa utiliza documentos públicos, como da escola (Projeto político Pedagógico), da Secretaria Municipal da Educação, além das fontes nacionais, até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas fontes são analisadas à luz de referencial teórico. Parte da hipótese de que o ER em escolas indígenas deve contemplar a cultura da comunidade, pois a cultura indígena necessita ser respeitada, valorizada e reconhecida. Isso implica em um planejamento curricular específico para este contexto. A partir disso, a pesquisa propõe planos de aula para o oitavo ano do ensino fundamental contemplando tanto a BNCC como o contexto indígena.
Description: 83 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1217
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fonteles_CS_tmp.pdfTexto completo - PDF1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.