Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1216
Title: O ensino religioso nas escolas regulares do município de Caucaia/CE.
metadata.dc.creator: Bezerra, Renata Maria Otoch
metadata.dc.contributor.advisor1: Klemz, Charles
Keywords: Ensino religioso;Diversidade religiosa;Formação docente;Currículo;Religious education;Religious diversity;Teacher training;Curriculum
Issue Date: 12-Jun-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: BEZERRA, Renata Maria Otoch. O ensino religioso nas escolas regulares do município de Caucaia/CE. 2024. 113 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa trata sobre o Ensino Religioso nas escolas regulares do Município de Caucaia/CE. Tem como objetivo analisar o Ensino Religioso ministrado nas escolas do município, levantando questões sobre sua a prática, bem como a articulação dos objetos do conhecimento ministrados e a formação docente. Parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, que determina a oferta do Ensino Religioso aos alunos e às alunas do Ensino Fundamental para instituições públicas e privadas, e da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que corrobora com orientações sobre o Ensino Religioso nas escolas abrangendo conhecimentos, competências e habilidades que estudantes devem desenvolver ao longo de sua jornada educacional, garantindo definição dos conteúdos abordados na Educação Básica na busca de promover a igualdade nos sistemas de ensino. A BNCC considera o Ensino Religioso como uma área de conhecimento e um componente curricular, com o objetivo principal de oferecer um conhecimento religioso desvinculado de qualquer forma de doutrinação, crença ou escolha religiosa específica. O foco desse ensino é realizar um estudo científico e ético dos fenômenos religiosos, abrangendo suas diversas convicções e significados. Visando atingir o objetivo proposto, a pesquisa tem como problema gerador compreender como se pratica o Ensino Religioso nas escolas regulares de Caucaia, considerando a sua pluridade, com comunidades indígenas, quilombolas, rurais e urbanas. Para atingir o objetivo proposto e elucidar o problema em questão, este estudo se ancora em uma abordagem qualitativa de análise com metodologia descritiva e exploratória, e análise documental, incluindo documentos do município de Caucaia, como a proposta curricular, e documentos nacionais como a LDB e a BNCC. Os resultados obtidos indicaram que é imprescindível promover mudanças significativas no Ensino Religioso nas escolas regulares de Caucaia. E, para isso, é necessário investir na formação docente, aprimorar as diretrizes curriculares para compra e seleção de materiais didáticos adequados na busca de garantir um Ensino Religioso de qualidade, respeitando a diversidade religiosa presente no município e contribuindo para a formação integral do corpo discente. Dessa forma, a presente pesquisa propõe um e-book para aprimorar a formação docente para o Ensino Religioso nas escolas regulares de Caucaia, visando uma formação mais completa e inclusiva para os alunos e as alunas e promovendo um ambiente de respeito à diversidade religiosa presente na região.
Description: 113 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1216
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bezerra_RMO_tmp.pdfTexto completo - PDF1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.