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Title: Análise das perspectivas do ensino religioso pautadas na BNCC, com suas evidências e inclusão no município de Caucaia-CE
metadata.dc.creator: Almeida, Ana Cláudia Holanda de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Ensino religioso;BNCC;Formação docente;Proposta Curricular do Município de Caucaia–CE;Religious education;Teacher training;Curricular Proposal of the Municipality of Caucaia–CE
Issue Date: 10-Jun-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALMEIDA, Ana Cláudia Holanda de. Análise das perspectivas do ensino religioso pautadas na BNCC, com suas evidências e inclusão no município de Caucaia-CE. 2024. 93 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como proposta desenvolver uma abordagem curricular e metodológica do Ensino Religioso no Ensino Fundamental de Caucaia‒CE, fundamentada nas diretrizes da BNCC. O propósito é criar um ambiente educacional inclusivo e pluralista, que respeite a diversidade religiosa e o princípio do laicismo. O desenho metodológico deste estudo é exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica será utilizada para colocar a pesquisadora em contato com tudo o que foi escrito sobre o tema, visando um aprofundamento teórico. A revisão considerará livros teóricos consagrados e artigos científicos publicados a partir de 2010, focando em Ensino Religioso, BNCC, Formação Docente e a Proposta Curricular do Município de Caucaia. A análise de conteúdo será empregada como estratégia de organização, a fim de qualificar as percepções sobre o assunto. Inicialmente, é traçado um breve histórico que enfatiza a polêmica em torno da religião desde o Imperialismo, atravessando as diferentes fases da república sob a égide das Constituições Brasileiras. Busca-se compreender a importância do Ensino Religioso nesse contexto. O texto apresenta informações relevantes que abordam a criação e regulamentação do Ensino Religioso no Brasil, destacando discussões polêmicas que culminaram em decisões judiciais, como a ADI n. 4.439/2017, que estabeleceu uma posição arbitrária no ensino confessional. Além disso, o estudo analisa a trajetória do Ensino Religioso na rede pública de ensino, explorando aspectos como diversidade, pluralismo, preconceito, tolerância e laicismo. Esse último sendo um fator muito importante para o livre exercício da religiosidade e marcando a continuidade da história. O trabalho também se debruça sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com foco no Ensino Religioso Fundamental, na formação das pessoas docentes dessa área do conhecimento e examina possíveis novas abordagens da religião no Ensino Infantil. Um estudo adicional aborda a proposta curricular e metodológica do Município de Caucaia quanto ao Ensino Religioso, considerando sua aplicabilidade, modulações sócio-históricas e aspectos cognitivos que contribuem para uma Educação Inclusiva em conformidade com a BNCC. Essa investigação culminou na elaboração de um guia prático para as pessoas docentes e equipe pedagógica, visando o Ensino Religioso no Ensino Fundamental do município de Caucaia.
Description: 93 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1215
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