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Title: O ensino religioso como ferramenta de combate à intolerância religiosa no espaço escolar: por uma cultura de paz na escola
metadata.dc.creator: Santana, Maria Valdeziana Furtado Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Intolerância religiosa;Contexto escolar;Ensino religioso;Cultura de paz;Religious intolerance;School context;Religious education;Culture of peace
Issue Date: 10-Jun-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTANA, Maria Valdeziana Furtado Ribeiro. O ensino religioso como ferramenta de combate à intolerância religiosa no espaço escolar: por uma cultura de paz na escola. 2024. 72 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: Um dos maiores problemas de nossa sociedade é a intolerância religiosa. Muitas pessoas têm uma grande resistência em respeitar a religião da outra pessoa, algo que se reflete no ambiente escolar. O tema da pesquisa é o Ensino Religioso, enquanto componente curricular, como ferramenta de enfrentamento à intolerância religiosa no espaço escolar. Para a pesquisa, a metodologia utilizada é a bibliográfica, a partir de estudos realizados sobre intolerância religiosa na escola e as possibilidades de enfrentamento a partir do Ensino Religioso. O objetivo é verificar em que medida o Ensino Religioso pode atuar como ferramenta frente à intolerância religiosa no espaço escolar. Para isso, a pesquisa tem como objetivos específicos verificar a função social da escola, analisar o componente curricular de Ensino Religioso no seu currículo e nas suas competências a partir da Base Nacional Comum Curricular para, então, propor, enquanto produto do mestrado profissional, um guia de intervenção prática para uma cultura de paz na escola. Por cultura de paz compreende-se como sendo um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida que se fundamentam no respeito à vida, na eliminação da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação. Este conjunto também se alinha aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e compreensão em todos os níveis da sociedade e entre as nações. A cultura da paz é um dos temas transversais que remetem ao Ensino Religioso e, como tal, pode ser desenvolvido com vistas à intolerância religiosa na escola. A escola, por sua vez, é o lugar mais propício para promover a reflexão sobre diversidade cultural, artística e religiosa, pois a diversidade neste lócus espelha a diversidade social. A educação é a ferramenta indispensável para a transformação de comportamentos intolerantes no ambiente escolar e o Ensino Religioso um importante instrumento de propagação da tolerância religiosa no âmbito de uma sociedade moderna com indivíduos que possuem comportamentos coerentes com a liberdade de expressão. Conclui-se que a cultura de paz, a partir do Ensino Religioso, acaba por remeter a uma cultura de paz mais ampla uma vez que trata das diversidades em geral. Assim, o guia proposto perpassa a intolerância religiosa e adentra, também, as diversidades na escola.
Description: 72 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1214
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