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Title: Televisão e educação teológica na Amazônia
metadata.dc.creator: Câmara, Thiago Jonatas Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andreas
Keywords: Educação teológica;Televisão;Amazônia;Convergência midiática;Indústria cultural;Theological education;Television;Media convergence;Cultural industry
Issue Date: 26-Jun-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: CÂMARA, Thiago Jonatas Ferreira. Televisão e educação teológica na Amazônia. 2024. 171 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TD;
metadata.dc.description.resumo: A Amazônia, região de rica biodiversidade e diversidade cultural, enfrenta desafios sociais e educacionais, incluindo o acesso limitado à educação teológica formal. A televisão, um meio de comunicação de massa com grande alcance na região, surge como uma ferramenta promissora para suprir essa lacuna e promover a educação teológica. Esta é fundamental para o desenvolvimento de líderes religiosos, a formação de comunidades de fé e o fortalecimento da vida espiritual dos indivíduos. No entanto, o acesso à educação teológica formal na Amazônia é limitado, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso. A televisão, com seu amplo alcance e capacidade de transmitir informações e conteúdos diversos, apresenta-se como um instrumental adequado para a educação teológica na Amazônia. Através da televisão, é possível ampliar o acesso à educação teológica, ela permite que pessoas em áreas remotas e de difícil acesso tenham acesso a conteúdos teológicos de qualidade, sem precisar se deslocar para grandes centros urbanos. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é analisar a televisão como meio para a educação teológica na assim chamada Amazônia Legal, o que inclui 80% da Região Norte do Brasil. Através da televisão, é possível ampliar o acesso à educação teológica, democratizar o conhecimento teológico e promover a diversidade de perspectivas teológicas, a despeito de a televisão estar sofrendo certo desgaste diante das novas tecnologias da informação impulsionadas pela Rede Mundial de Computadores, a Internet. A metodologia usada na pesquisa é a bibliográfica e a interpretação interdisciplinar das ciências sociais e humanas que analisam a geografia humana e a comunicação na Amazônia, bem como a história e sociologia dos meios de comunicação de massa no século XX. Os resultados da pesquisa são derivados da compreensão analítica das fontes científicas interdisciplinarmente, tomando-se como discussão necessária a problemática a respeito da educação teológica, principalmente no seio do pentecostalismo em sua região nascedoura, a saber, a Região Norte do Brasil, caracterizada pela mobilidade limitada e cobertura comunicativa nem sempre contemporânea aos recursos tecnológicos. A conclusão da pesquisa apresenta a televisão como tecnologia da informação e da comunicação resiliente diante dos avanços promovidos por constantes inovações tecnológicas capaz de promover a educação teológica em regiões de difícil acesso e mobilidade humana.
Description: 171 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1206
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