Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1190
Title: A dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio
metadata.dc.creator: Inacio, Sabrina Mosena
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Novo ensino médio;Juventudes;Rede Marista;Projeto de vida;Espiritualidade;New secondary education;Youth;Marist network;Life project;Spirituality
Issue Date: 19-Mar-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: INACIO, Sabrina Mosena. A dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio. 2024. 101p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação explora a dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio. O objetivo central é analisar como a espiritualidade é integrada no itinerário formativo do novo ensino médio nas escolas Maristas do Brasil, com foco na intersecção entre a recente reforma educacional e a construção do projeto de vida para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio. Adotando uma metodologia qualitativa, a pesquisa destaca a relevância de um projeto de vida enraizado na espiritualidade para as juventudes neste estágio crucial de sua educação. Os resultados indicam que a dimensão da espiritualidade é vital para a consolidação de um projeto de vida significativo para estudantes do ensino médio e ferramentas como ikigai e a própria logoterapia podem auxiliar positivamente nesta solidificação de projetos de vida. A análise revela como a espiritualidade, integrada ao currículo educacional, pode influenciar positivamente o desenvolvimento pessoal e acadêmico de estudantes. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda da importância da espiritualidade na educação, especialmente no contexto das reformas do ensino médio no Brasil, proporcionando insights valiosos para educadores, formuladores de políticas e comunidades escolares Maristas.
Description: 101 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1190
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
inacio_sm_tm.pdfTexto completo PDF805.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.