Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/119
Title: A IPB e sua teologia: calvinista, puritana, fundamentalista? Reflexões a partir da tradição reformada sobre eclesiologia e cultura no contexto brasileiro
Other Titles: IPB and his Theology: calvinist, puritan, fundamentalist? Reflections from reformed tradition about eclesiology and culture in brazilian context.
metadata.dc.creator: Fontes, Marcello
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Von
Keywords: Eclesiologia;Igreja Presbiteriana do Brasil;Cultura;Teologia reformada;Ecclesiology;Presbyterian Church in Brazil;Culture;Reformed theology
Issue Date: 1-Mar-2004
Publisher: Faculdades EST
Citation: FONTES, Marcello. IPB and his Theology: calvinist, puritan, fundamentalist? Reflections from reformed tradition about eclesiology and culture in brazilian context.. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2004.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação busca investigar a existência de uma Teologia Reformada brasileira no âmbito da eclesiologia e da relação com a cultura, trabalhando com a Igreja Presbiteriana do Brasil como base de dados para tal investigação. Na primeira parte, pesquisa-se como se formou o reformador João Calvino e que relação a sua formação humanista teve com os ensinos que desenvolveu, bem como tais ensinos poderiam ser aplicados à Teologia Reformada brasileira, escolhendo-se a graça comum para entender a relação com a cultura e buscando-se compreender a abrangência de sua eclesiologia. Na segunda parte, calvinismo, puritanismo e neopuritanismo são analisados sob a perspectiva de compreenderem-se possíveis rupturas ou continuidades. Tais situações serão verificadas na influência cultural do silogismo prático dos calvinistas e da relação de Calvino e dos puritanos com a ciência. A terceira parte apresenta Richard Shaull como contraponto ao modo de ser reformado designado como neopuritano , aplicado à boa parte dos reformados brasileiros da IPB, na medida em que tenta construir uma Teologia Reformada da revolução, que seus seguidores, possivelmente seu maior legado, transformariam em Teologia da Libertação. Ele será comparado em sua visão eclesiológica com Ashbel Green Simonton, pioneiro da IPB no Brasil. Por fim, à guisa de conclusão, a quarta e última parte estudará a construção da atual Teologia Reformada da IPB, sua possível relação com o fundamentalismo, a partir dos puritanos ou não, e acima de tudo o grande receio quanto a sua brasilidade, buscando pistas para responder que tipo de eclesiologia afinal tem produzido a Teologia Reformada da IPB.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/119
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fontes_m_tm99.pdf634.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.