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dc.creatorFontes, Marcello
dc.date.accessioned2016-07-25T15:35:23Z-
dc.date.available2010-03-29
dc.date.available2016-07-25T15:35:23Z-
dc.date.issued2004-03-01
dc.identifier.citationFONTES, Marcello. IPB and his Theology: calvinist, puritan, fundamentalist? Reflections from reformed tradition about eclesiology and culture in brazilian context.. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2004.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/119-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to investigate the existence of a Brazilian Reformed Theology in the area of ecclesiology and its relation to culture by using the Presbyterian Church of Brazil as the object of investigation. The first part investigates how the reformer John Calvin was educated and how his humanism related to the teaching he developed, as also its possible application to Brazilian Reformed Theology, choosing common Grace to understand this relation to culture in seeking to understand how wide was its influence in his ecclesiology. In the second part, Calvinism, Puritanism and Neopuritanism are analyzed toward possible divisions or continuity. Such situations will be studied as a possible cultural influence of the practical rationalization of the Calvinists and of the relation of Calvin and the puritans with science. The third part presents Richard Shaull as a contradiction to the style of being reformed neopuritans , applical to a good part of the Brazilian reformed of the Presbyterian Church of Brazil, to the extent that he attempted to construct a Reformed Theology of Revolution that his followers, perhaps his major contribution, could transform into a Theology of Liberation. His ecclesiastical vision will be compared to that of Ashbel Green Simonton, pioneer of the Presbyterian Church of Brazil. The fourth and final part will study the construction of Reformed Theology in the Presbyterian Church of Brazil today, its possible relation to fundamentalism, beginning or not with the puritans, above all a real fear as to its Brazilianity, seeking ways to respond to the kind of ecclesiology the Reformed Theology of the Presbyterian Church of Brazil has produced.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEclesiologiapor
dc.subjectIgreja Presbiteriana do Brasilpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectTeologia reformadapor
dc.subjectEcclesiologyeng
dc.subjectPresbyterian Church in Brazileng
dc.subjectCulturepor
dc.subjectReformed theologyeng
dc.titleA IPB e sua teologia: calvinista, puritana, fundamentalista? Reflexões a partir da tradição reformada sobre eclesiologia e cultura no contexto brasileiropor
dc.title.alternativeIPB and his Theology: calvinist, puritan, fundamentalist? Reflections from reformed tradition about eclesiology and culture in brazilian context.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Rieth, Ricardo Willy
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854589063294139por
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Nythamar Hilario Fernandes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3541527557611037por
dc.description.resumoEsta dissertação busca investigar a existência de uma Teologia Reformada brasileira no âmbito da eclesiologia e da relação com a cultura, trabalhando com a Igreja Presbiteriana do Brasil como base de dados para tal investigação. Na primeira parte, pesquisa-se como se formou o reformador João Calvino e que relação a sua formação humanista teve com os ensinos que desenvolveu, bem como tais ensinos poderiam ser aplicados à Teologia Reformada brasileira, escolhendo-se a graça comum para entender a relação com a cultura e buscando-se compreender a abrangência de sua eclesiologia. Na segunda parte, calvinismo, puritanismo e neopuritanismo são analisados sob a perspectiva de compreenderem-se possíveis rupturas ou continuidades. Tais situações serão verificadas na influência cultural do silogismo prático dos calvinistas e da relação de Calvino e dos puritanos com a ciência. A terceira parte apresenta Richard Shaull como contraponto ao modo de ser reformado designado como neopuritano , aplicado à boa parte dos reformados brasileiros da IPB, na medida em que tenta construir uma Teologia Reformada da revolução, que seus seguidores, possivelmente seu maior legado, transformariam em Teologia da Libertação. Ele será comparado em sua visão eclesiológica com Ashbel Green Simonton, pioneiro da IPB no Brasil. Por fim, à guisa de conclusão, a quarta e última parte estudará a construção da atual Teologia Reformada da IPB, sua possível relação com o fundamentalismo, a partir dos puritanos ou não, e acima de tudo o grande receio quanto a sua brasilidade, buscando pistas para responder que tipo de eclesiologia afinal tem produzido a Teologia Reformada da IPB.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7714201523222510por
dc.contributor.advisor1Sinner, Rudolf Von
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391368668845628por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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