Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1188
Title: A soberania do cordeiro: teologia política a partir do apocalipse de João
metadata.dc.creator: Santos, Henrique Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Saldanha, Marcelo Ramos
Keywords: Teologia política;Apocalipse de João;Religião política;Soberania;Political theology;Book of Revelation of John;Political religion;Sovereignty
Issue Date: 19-Dec-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Henrique Souza. A soberania do cordeiro: teologia política a partir do apocalipse de João. 2024. 176p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação propôs-se a investigar a relação entre o livro do Apocalipse de João e a Teologia Política, evidenciando que o livro possui uma vocação teopolítica e pode servir como fonte essencial para a construção de uma Teologia Política aplicável a questões que transcendem seu contexto de produção. Esse propósito foi realizado por meio do seguinte processo: no primeiro capítulo, buscou-se realizar uma revisão multidisciplinar no entrecruzamento entre religião e política, considerado como condição fundamental para a Teologia Política em seus diversos usos. Em seguida, procurou-se fazer uma delineação sobre o desenvolvimento histórico e semântico do termo "Teologia Política", qualificando-o conceitualmente para os propósitos da pesquisa. No segundo capítulo, realizou-se uma abordagem introdutória ao livro do Apocalipse, por meio de uma análise histórica e literária, destacando razões pelas quais o livro pode ser recebido como expressão de Teologia Política, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. No terceiro e último capítulo, a critério de síntese, foi feito o levantamento de temáticas contemporâneas trabalhadas à luz de uma Teologia Política cujo parâmetro conceitual é o próprio livro do Apocalipse. As conclusões dos dois primeiros capítulos serviram como subsídios e aparato conceitual para essa análise. Como tópico perpassante da dissertação, a legitimação teológica da soberania política foi refletida à luz da soberania do Cordeiro, uma imagem apocalíptica representativa de Jesus Cristo no livro do Apocalipse de João. Dessa forma, compreendeu-se como a linguagem e o conteúdo do livro proporcionam constatações sobre a história, a capacidade de corrupção das autoridades políticas e o comportamento dos leitores e ouvintes em relação às estruturas de poder, levando à conclusão de que a reprovação divina sobre as instituições políticas ocorre, sobretudo, quando estas se elevam à condição de Deus e assumem posturas messiânicas. Em última análise, esta pesquisa não apenas esclareceu a relação entre Teologia Política e o Apocalipse de João, mas também destacou as implicações profundas desse entendimento para a interpretação da história e das dinâmicas políticas.
Description: 176 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1188
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_hs_tm.pdfTexto completo PDF2.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.