Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1187
Title: Jardins da terra: a importância da natureza na educação infantil e suas consequências pedagógicas e éticas
metadata.dc.creator: Luz, Laércio Duminelli da
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Natureza;Educação infantil;Interação;Ética do cuidado;Nature;Child education;Interaction;Ethics of care
Issue Date: 15-Dec-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: LUZ, Laércio Duminelli da. Jardins da terra: a importância da natureza na educação infantil e suas consequências pedagógicas e éticas. 2023. 95p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: A dissertação coloca no centro da pesquisa dois sujeitos fundamentais para o futuro da humanidade, que normalmente são tratados como objetos: a natureza e a criança. Os dois sujeitos são analisados a partir de um ambiente bem definido: a escola de educação infantil. A investigação demostra, a partir dos principais documentos oficiais do estado brasileiro, que os órgãos nacionais de educação nunca se preocuparam em pensar a criança e a natureza como sujeitos históricos que precisam de interação entre si, desde a educação infantil. Diante deste cenário, são apresentados diversos argumentos indicando que a interação da criança com a natureza cria vínculos afetivos que beneficiam ambos os sujeitos. A criança tem ganhos pedagógicos e pode desenvolver uma ética do cuidado para com a natureza. A escola de educação infantil é o espaço privilegiado de interação ou não interação da criança com o meio ambiente. A escola, com seu projeto arquitetônico e curricular, pode ser um jardim da terra para a criança e impactar de forma decisiva nos processos de aprendizagem e na construção infantil de uma ética do cuidado. Os laços afetivos da criança com a natureza contribuem para o desenvolvimento de uma ecopedagogia e também para a ética do cuidado apresentada por Leonardo Boff. No final da dissertação, são apresentadas algumas propostas de planos de aula que podem ajudar na interação das crianças, da educação Infantil, com a natureza, mesmo nos contextos urbanizados.
Description: 95 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1187
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luz_ldd_tmp_Template Trabalho Final Laércio da Luz.pdfTexto completo PDF1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.