Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1187
Title: | Jardins da terra: a importância da natureza na educação infantil e suas consequências pedagógicas e éticas |
metadata.dc.creator: | Luz, Laércio Duminelli da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | Natureza;Educação infantil;Interação;Ética do cuidado;Nature;Child education;Interaction;Ethics of care |
Issue Date: | 15-Dec-2023 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | LUZ, Laércio Duminelli da. Jardins da terra: a importância da natureza na educação infantil e suas consequências pedagógicas e éticas. 2023. 95p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. |
Series/Report no.: | TMP; |
metadata.dc.description.resumo: | A dissertação coloca no centro da pesquisa dois sujeitos fundamentais para o futuro da humanidade, que normalmente são tratados como objetos: a natureza e a criança. Os dois sujeitos são analisados a partir de um ambiente bem definido: a escola de educação infantil. A investigação demostra, a partir dos principais documentos oficiais do estado brasileiro, que os órgãos nacionais de educação nunca se preocuparam em pensar a criança e a natureza como sujeitos históricos que precisam de interação entre si, desde a educação infantil. Diante deste cenário, são apresentados diversos argumentos indicando que a interação da criança com a natureza cria vínculos afetivos que beneficiam ambos os sujeitos. A criança tem ganhos pedagógicos e pode desenvolver uma ética do cuidado para com a natureza. A escola de educação infantil é o espaço privilegiado de interação ou não interação da criança com o meio ambiente. A escola, com seu projeto arquitetônico e curricular, pode ser um jardim da terra para a criança e impactar de forma decisiva nos processos de aprendizagem e na construção infantil de uma ética do cuidado. Os laços afetivos da criança com a natureza contribuem para o desenvolvimento de uma ecopedagogia e também para a ética do cuidado apresentada por Leonardo Boff. No final da dissertação, são apresentadas algumas propostas de planos de aula que podem ajudar na interação das crianças, da educação Infantil, com a natureza, mesmo nos contextos urbanizados. |
Description: | 95 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1187 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luz_ldd_tmp_Template Trabalho Final Laércio da Luz.pdf | Texto completo PDF | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.