Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1178
Title: Reserva ecológica do Wenceslau, em Porto dos Santos, Itaparica- BA: práticas religiosas, desafios e possibilidades na viabilização do ecoturismo
metadata.dc.creator: Buri, Tamára Bomfim da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério
Keywords: Reserva ecológica;ONG;Ecoturismo;Ecumenismo;Ecological reserve;NGO;Ecotourism;Ecumenism
Issue Date: 13-Jan-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: BURI, Tamára Bonfim da Conceição. Reserva ecológica do Wenceslau, em Porto dos Santos, Itaparica- BA: práticas religiosas, desafios e possibilidades na viabilização do ecoturismo. 2023. 90 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: O território brasileiro já não agrega mais os seus biomas na forma original semelhante à época em que os europeus e europeias aqui chegaram, em 1500. Um percentual significativo de suas matas já foi eliminado, seja por conta do processo de urbanização ou devido às práticas agropecuárias. Ainda há de salientar as ações praticadas por donos e donas de madeireiras, os/as quais continuam desmatando em áreas não permitidas por órgãos controladores e de fiscalização do meio ambiente. Por essa razão, surgem as reservas ecológicas, a fim de delimitar uma área de proteção às espécies animais e vegetais presentes em uma dada região. Tal delimitação é estabelecida pelo ser humano na tentativa de frear as ações antrópicas. Nesse sentido, o foco de estudo dessa pesquisa é o avanço da ação humana na Reserva Ecológica do Wenceslau e de que forma a ONG Associação Religiosa Cultural e Ambientalista Wenceslau Monteiro (ARCA) atua para conter esse avanço e viabilizar o ecoturismo no distrito de Porto dos Santos, localizado na Ilha de Itaparica, estado da Bahia. A historicidade e a mística do local são importantes atrativos para inúmeras pessoas que vão visitar o local. Por atrair tanta gente para a Reserva já torna a área vulnerável. Aliada a esse fato está a iminência da construção da Ponte Salvador-Itaparica, construção essa que tem estimulado a ocupação desordenada dentro da área da Reserva. Nesse sentido, a ONG ARCA viabiliza parcerias com as escolas municipais para implementações de práticas educativas ecológicas, percebendo o protagonismo da educação no papel de formar cidadãos e cidadãs conscientes, formar um ser humano que defenda seu lugar e com ele estabeleça identidade e sentimento de pertença. Ao promover essas práticas, a ARCA faz reverência àquele que inspirou o cuidado com o lugar: o eremita Wenceslau Monteiro. O cuidado com as pessoas e com todos os tipos de seres que habitavam o Rio dos Milagres, além do respeito a toda forma de busca ao sagrado, evidenciando, dessa forma, o seu comportamento ecumênico.
Description: 90 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1178
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
buri_tbdc_tmp.pdfTexto completo PDF873.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.