Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1177
Title: Pressupostos do método histórico-crítico de interpretação bíblica e seu impacto na interpretação bíblica
metadata.dc.creator: Costa, Jionatha de Sousa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flávio
Keywords: Método histórico-crítico;Crítica histórica;Racionalismo teológico;Johann Salomo Semler;Historical-critical method;Historical criticism;Theological rationalism;Johann Salomo Semler
Issue Date: 13-Jul-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: COSTA, Jionatha de Sousa da. Pressupostos do método histórico-crítico de interpretação bíblica e seu impacto na interpretação bíblica. 2023. 91 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: Esta é uma pesquisa bibliográfica que tem como objeto de investigação os pressupostos do Método Histórico-Crítico de interpretação bíblica. O objetivo geral desta investigação é buscar relacionar os pressupostos do Método Histórico-Crítico e seu impacto na interpretação bíblica, além de conceituar o método, descrever suas origens, relacionar seus passos metodológicos e seus pressupostos. A pesquisa esta dividida em três capítulos. O primeiro aborda as origens do Método Histórico-Crítico e seus passos metodológicos. O segundo discorre sobre os pressupostos do Método Histórico-Crítico oriundos do racionalismo e da obra do teólogo alemão Johann Salomo Semler. O terceiro disserta sobre o impacto dos pressupostos do Método Histórico-Crítico na interpretação bíblica. Por meio deste estudo, verifica-se o contexto histórico, teológico e filosófico do surgimento do Método Histórico-Crítico, além da distinção entre seus passos metodológicos. Elencou-se as contribuições do racionalismo e de Johann Salomo Semler aos pressupostos do método. Também foram relatadas posições acerca do impacto da aplicação do método. Conclui-se que os pressupostos do Método Histórico-Crítico influenciam na intepretação bíblica, por tratar-se de um método que falha em sua objetividade, nega a inspiração divina das Escrituras e reinterpreta o sobrenatural contido nos textos como uma adequação aos mitos da época de sua composição.
Description: 91 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1177
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
costa_jdsd_tmp.pdfTexto completo PDF687.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.