Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1167
Title: O rosto de Cristo na diversidade humana das redes sociais digitais.
metadata.dc.creator: Klemz, Charles
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Diversidade humana;Rostos de Cristo;Teologia da alteridade;Redes sociais digitais;Exclusão estrutural;Human diversity;Faces of Christ;Theoogy of otherness;Digital social networks;Structural exclusion
Issue Date: 29-Jun-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: KLEMZ, Charles. O rosto de Cristo na diversidade humana das redes sociais digitais. 2023. 177 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TD;
metadata.dc.description.resumo: O tema da pesquisa é a diversidade humana nas redes sociais digitais de pessoas excluídas e tem como objetivo verificar em que medida esta diversidade reflete aquela espelhada por Jesus Cristo em seu tempo e contexto. Destaca a sociedade no seu ambiente digital, lócus de glamourização e espetacularização da vida e aponta a diversidade presente através das redes sociais digitais de canais específicos do YouTube utilizando a metodologia da descrição densa. Analisa as relações estabelecidas nestes canais para compreender como se dá a inclusão e/ou a exclusão neste ambiente. A partir de pesquisa bibliográfica, destaca a adolescência em meio à contemporaneidade e às redes sociais digitais, uma vez que se trata de geração altamente consumidora e usufruidora das tecnologias em geral. Propõe o contraponto da diversidade estrutural enquanto característica da humanidade para enfrentar a exclusão estrutural a partir da visibilização da diversidade, da educação do olhar, do amor e da alteridade. Identifica construções imagéticas de Cristo a partir das suas palavras e ações e como elas dialogam com a diversidade nas redes sociais digitais. Aponta para a pesquisa na Teologia, considerando a alteridade enquanto chave hermenêutica, em diálogo com outras áreas do conhecimento, para a promoção da diversidade humana. Defende que os rostos da diversidade humana estão espelhados em Deus porque Ele criou as pessoas à sua imagem e semelhança. Jesus Cristo, Filho de Deus, Verbo encarnado, também imagem e semelhança de Deus, materializa a visibilização da diversidade, percebida em seus encontros com as pessoas oprimidas e marginalizadas. O seu mandamento do amor é a prática da alteridade, uma vez que se encontra com a outra pessoa. Conclui a pesquisa que as pessoas excluídas querem fazer parte da sociedade glamourizada no meio virtual das redes sociais, mas visibilizando o seu eu real do cotidiano na realidade virtual. Igualmente conclui que a visibilização da diversidade humana nas redes sociais contribui para a compreensão de que a diversidade é natural, que a “normalidade” está nas diferenças. E, por fim, conclui que Deus se revela na outra pessoa, que Jesus Cristo é espelho da diversidade humana, inclusive a diversidade das redes sociais, e é exemplo a ser seguido a partir das suas palavras e ações.
Description: 177 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1167
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
klemz_c_td.pdfTexto completo PDF2.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons