Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1165
Title: Shûb na literatura atribuída aos profetas do oitavo século: os casos de Amós 2,6-8 e Oseias 11,8-11
metadata.dc.creator: Mendes Filho, José Jacinto de Ribamar
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Ruben Marcelino Bento da
Keywords: Dados estatísticos sobre shûb na Bíblia Hebraica;Shûb em textos bíblicos;Palavras de salvação;Palavras de exortação;Palavras de desgraça;Statistical data about shûb in the Hebrew Bible;Shûb in Biblical texts;Words of salvation;Words of exhortation;Words of doom
Issue Date: 21-Mar-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: MENDES FILHO, José Jacinto de Ribamar. Shûb na literatura atribuída aos profetas do oitavo século: os casos de Amós 2,6-8 e Oseias 11,8-11. 2023. 156 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TD;
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata da raiz shûb (“voltar, retornar”) na Bíblia Hebraica, especificamente na literatura atribuída aos profetas do oitavo século a.C. Demonstra-se que, entre as ocorrências de shûb, há passagens, como Am 9,8-15, que se caracterizam por um tom de juízo e salvação, enquanto que existem outras, como Mq 5,2, que se pronunciam exclusivamente num tom de salvação. O objetivo, portanto, é explorar os possíveis sentidos de shûb, com atenção particular para Am 2,6-8 e Os 11,8-11. O problema da pesquisa é este: A partir da variedade semântica da raiz shûb, sob a perspectiva de seu uso na literatura profética veterotestamentária, quais são os prováveis sentidos teológicos contidos nas perícopes de Amós 2,6-8 e Oseias 11,8-11? A pesquisa se desenvolveu em quatro capítulos. O primeiro capítulo realiza um estudo de classificação das estatísticas bíblicas e extrabíblicas relacionadas a shûb e termos associados ou equivalentes. O segundo capítulo se concentra nos blocos de livros da Bíblia Hebraica, tentando identificar os vários sentidos de shûb e seus derivados. O terceiro capítulo busca examinar as pesquisas mais recentes sobre shûb na literatura atribuída aos profetas do oitavo século, partindo de três abordagens principais: shûb em palavras de salvação, shûb em palavras de exortação e shûb em palavras de desgraça. O quarto capítulo realiza um estudo exegético sobre Amós 2,6-8 e Oseias 11,8-11. Com isso, tenta-se provar o seguinte: na família do noroeste semítico, várias raízes semelhantes à raiz hebraica shûb são atestadas; a raiz shûb possui uma gama de significados na Bíblia Hebraica. E mais: de acordo com a pesquisa atual, na literatura atribuída aos profetas do oitavo século, shûb tem sujeitos e tons de aplicação diferentes. Sobre o problema central, foi possível concluir que a predisposição de Deus de superar o próprio juízo em favor daqueles a quem ele amava (Os 11,8-11) e o seu poder de conservar decreto e mudar decreto (Am 2,6-8) revelam que somente ele, Iahweh, nunca a condição humana, era a razão da salvação.
Description: 156 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1165
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mendesfilho_jjdr_td.pdfTexto completo PDF1.61 MBAdobe PDFView/Open
Creative Commons_Este trabalho está licenciado sob C.txt206 BTextView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons