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Title: Práticas litúrgico-musicais: reflexões teológicas decoloniais a partir da criação musical no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
metadata.dc.creator: Illenseer, Louis Marcelo
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Teologia prática;Pós-colonialismo;Decolonialidade;Teologia convencional;Culto cristão;Liturgia;Música;Composição;Devoção;Practical theology;Postcolonialism;Decoloniality;Conventional theology;Christian worship;Liturgy;Music;Composition;Devotion;FENÔMENO RELIGIOSO E PRÁXIS EDUCATIVA NA AMÉRICA LATINA
Issue Date: 15-Mar-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: ILLENSEER, Louis Marcelo. Práticas litúrgico-musicais: reflexões teológicas decoloniais a partir da criação musical no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. 2023. 212 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TD;
metadata.dc.description.resumo: A teologia prática acolhe o campo de estudos das práticas litúrgico/musicais no culto cristão, divididas em práticas de composição, de ensaio e performance. Este trabalho tem acento nas práticas e experiências coletivas de composição para o culto cristão. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é uma igreja que celebra seus cultos com música. A tese discute as questões gerais da música no culto luterano em contexto brasileiro e, em específico, analisa o impacto da criação de novos repertórios para utilização no culto cristão de identidade confessional luterana. Por isso nos valemos da expressão práticas litúrgico/musicais, que envolvem uma visão mais ampla sobre música e culto, incluindo aí tanto os processos de composição, ensaio e moldagem da liturgia quanto a prática da música na liturgia em si, na área de teologia prática em diálogo com os estudos pós-coloniais, em especial, na perspectiva decolonial. Deste diálogo, revela-se o que representa a colonialidade da modernidade nas práticas litúrgico/musicais do culto luterano da IECLB, desde exemplos de repertórios utilizados, práticas de ensaio e práticas no espaço do culto. Percebe-se que a música é criada e selecionada para utilização no culto tendo por base conceitos e pressupostos epistêmicos e hermenêuticos ocidentais que podem, pela ótica decolonial, carregar ocultamente elementos coloniais pré-concebidos que sustentam preconceitos racistas, patriarcais e outros. Neste sentido, a expressão práticas litúrgico/musicais convencionais abarca um conjunto de práticas cristalizadas do fazer musical e litúrgico, definidas por padrões ocidentais e promotoras da identificação que estabelece construções teológicas herméticas, hierárquicas, de caráter universal e hegemônico sobre outras práticas não ligadas à proposições de origem europeia. Da análise pós-colonial da música no culto luterano da IECLB, a pesquisa apresenta, então, uma leitura teológica contextualizada das práticas de composição musical que compreende-se como uma outra prática litúrgico/musical, que destaca e eleva o caráter coletivo de processos criativos, o aspecto da diversidade de saberes envolvidos na criação musical e o impacto de repertórios significativos, que resgatam o elemento devocional da música litúrgica, apresentando um contraponto à retórica de estéticas exclusivistas das práticas litúrgico/musicais convencionais. O método de pesquisa é bibliográfico e auto narrativo: do diálogo entre as leituras e o lugar de fala do autor, surgem os questionamentos e possíveis caminhos para outras práticas, ressignificadas pelas provocações do pensamento decolonial.
Description: 212 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1164
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