Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1163
Title: Repensar a pregação: as implicações para o anúncio da palavra em uma igreja pós-pandemia
metadata.dc.creator: Moreira Júnior, Rogério
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Desenvolvimento histórico-homilético;Ciberespaço;Igreja hibrida;Comunicação;Redes sociais;Proclamação/pregação;Historical-homiletic development;Cyberspace;Hybrid church;Communication;Social media;Proclamation/preaching
Issue Date: 12-Apr-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: MOREIRA JÚNIOR, Rogério. Repensar a pregação: as implicações para o anúncio da palavra em uma igreja pós-pandemia. 2023. 150 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: Cada momento de crise, ao longo da história, gerou impactos nas igrejas mudando a estrutura eclesiástica, o pensar teológico, a homilética ou a forma de interpretação das Escrituras. Assim, essa pesquisa tem por objetivo investigar esses impactos em uma linha temporal desde o período neotestamentário, pontuando dentre outras crises: a peste galena (165 d.C.), a Reforma Protestante (1517), as duas Grandes Guerras e, por fim, as implicações da covid-19, para identificar propostas e soluções que permitam pensar o uso do ambiente virtual como meio para proclamação da Palavra, como plataforma para a evangelização. Para isso, foi feita uma investigação bibliográfica a fim de identificar no passado aquilo que pode ser útil para o momento presente, na qual discorremos sobre a comunicação da Palavra a partir das referências veterotestamentárias. No segundo capítulo, trataremos do estilo homilético de Jesus, dos apóstolos e dos Pais Apostólicos e, no terceiro capítulo, abordaremos a homilética do período medieval à era moderna. No quarto capítulo será trabalhada a pregação na era contemporânea e no capítulo cinco pontuaremos questões concernentes à Igreja atual. Por fim, concluímos buscando responder à questão central: Em que medida as crises vividas no passado e no presente, conduziram a Igreja a um repensar suas estruturas e quais as implicações da covid- 19 para anúncio da Palavra, para a estrutura de culto e para o evangelismo diante da demanda crescente do envolvimento no contexto do ciberespaço? Buscaremos ainda responder às seguintes secundárias: O formato híbrido pode ser visto como o lugar onde os membros podem ter a liberdade para transitar com a mesma qualidade de ensinamento, acolhimento e serviço entre o ambiente presencial e o virtual, ou deve ser visto como um caminho que começa no ambiente virtual, onde é franqueada a possibilidade da interação em um modelo híbrido, mas que definitivamente conduza aqueles que se aproximam à experiência mais completa do que é ser igreja, que só pode ser usufruída no formato presencial? A conclusão a que se chega é que o ciberespaço pode ser um canal para o fortalecimento das igrejas que buscarem desenvolver uma proposta de igreja hibrida, utilizando a internet como meio para proclamar a Palavra, ao utilizar a linguagem adequada para cada público de forma simples e com conteúdo relevante, estimulando o surgimento de evangelistas virtuais, que vejam as redes não apenas como canal de comunicação, mas como campo para o desenvolvimento da missão da Igreja, onde se criem vínculos online que fluam para relacionamentos offline.
Description: 150 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1163
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
moreirajunior_r_tm.pdfTexto completo PDF1.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons