Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1155
Title: A ¨religião" dos centennials: o desenvolvimento de uma espiritualidade digital
metadata.dc.creator: Freitas, Aaron Inácio Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Centennials;Geração Z;Cibercultura;Digital;Religião;Espiritualidade;Centennials;Generation Z;Cyberculture;Digital;Religion;Spirituality;TEOLOGIA PRÁTICA
Issue Date: 29-Mar-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: FREITAS, Aaron Inácio Silva. A ¨religião" dos centennials: o desenvolvimento de uma espiritualidade digital. 2023. 138 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TM
metadata.dc.description.resumo: Esta é uma pesquisa bibliográfica que apresenta a temática da Geração Z e a sua relação com a religião. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre as características dos centennials, em níveis pessoais e sociais, além de verificar as correlações entre as novas mídias e a construção de uma espiritualidade digital. As previsões de que a religião desapareceria da vida moderna podem ser dadas como erradas, porque a religião, na era digital, ganhou nova forma. Ao mesmo tempo, alguns eventos que transtornaram o mundo em anos recentes têm origem religiosa. Paralelamente, as maiores questões e tendências espirituais hoje não podem ser completamente abordadas e compreendidas sem atenção do ciberespaço. A pesquisa é dividida em três capítulos. O primeiro capítulo aborda os centennials propriamente ditos, o segundo capítulo discorre sobre a cibercultura e suas consequências na sociedade e o terceiro capítulo está dividido em duas partes: a primeira parte trata de questões introdutórias e a última parte apresenta a relação entre a espiritualidade e a vida digital. Uma reflexão sobre a nova realidade da espiritualidade é a finalidade deste trabalho que enfatiza implicações tanto para o campo acadêmico quanto para o ambiente eclesiástico com vistas a futuras pesquisas e inquietações.
Description: 138 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1155
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
freitas_ais_tm.pdfTexto completo PDF888.99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons