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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1152
Title: | Proposição de diálogos inter-religiosos em contextos escolares públicos, no ensino médio, para a promoção do respeito às diversidades religiosas |
metadata.dc.creator: | Bispo, Rosana Santos Vasconcelos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bobsin, Oneide |
Keywords: | Contextos escolares;Diálogos inter-religiosos;Diversidades religiosas;Gêneros literários e não literários;School contexts;Interreligious dialogues;Religious diversities;Literary and non-literary genres;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
Issue Date: | 9-Jan-2023 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | BISPO, Rosana Santos Vasconcelos. Proposição de diálogos inter-religiosos em contextos escolares públicos, no ensino médio, para a promoção do respeito às diversidades religiosas. 2022. 108 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. |
Series/Report no.: | TMP; |
metadata.dc.description.resumo: | O assunto do trabalho, aqui em pauta, diz respeito à Diversidade Religiosa, e a finalidade desta pesquisa é a de apresentar a importância da proposição de diálogos inter-religiosos em contextos escolares de âmbito público estadual, visando a minimização do problema do desrespeito às religiosidades das alteridades, que é bastante perceptível nesses espaços educativos. Tal evento é identificado por meio de atitudes intolerantes por parte de algumas pessoas que estão inseridas na comunidade escolar, sejam elas docentes, discentes, pais e mães, funcionários/as, dentre outras pessoas partícipes do ambiente educativo. Sabe-se que a escola, na maioria das vezes, reproduz os valores que a sociedade impõe como sacros, verdadeiros e únicos, e tal situação é perceptível quando aspectos ligados aos preconceitos e às discriminações, de um modo geral, são visivelmente observados neste local, tendo como exemplos os comportamentos excludentes das pessoas supramencionadas, que subjugam a religião ou a religiosidade das outras. Portanto, neste trabalho de pesquisa, o enfoque está voltado para uma revisão teórica bibliográfica com abordagem qualitativa, num processo investigativo, em que há uma correlação dialógica com obras de autores/as como Cecchetti, Hall, Junqueira, Locke, dentre outros/as, que enfatizam a ideia do respeito às Diversidades Religiosas; autores/as como May, Marchetto, kronbauer, Sanchez, que trazem contribuições sobre o pluralismo religioso e autores/as como Alves, Boff, Crestani, Marcuse, que asseveram sobre a importância do diálogo inter-religioso nas instituições de ensino e na sociedade de um modo geral. O tema central dessa dissertação girou em torno da Intolerância Religiosa, que é um dos aspectos mais excludentes, podendo ser entendida como um ranço da realidade social brasileira e que termina desembocando intensamente na escola. Percebe-se então que, no ambiente educativo, as questões relacionadas às Diversidades Religiosas nunca foram tratadas com o devido cuidado, onde apenas as religiões tradicionais eram valorizadas e evidenciadas, em detrimento das outras que eram tidas como menores. Na verdade, os contextos escolares refletem os interesses da sociedade, que por sua vez, estão atrelados, principalmente, às questões políticas. A partir da constatação de desrespeito religioso em contextos escolares, surgiu a proposta desta dissertação, que objetivou levantar conhecimentos e reconhecimentos sobre as Diversidades Religiosas existentes em nosso país, por meio de diálogos inter-religiosos, no intuito de minimizar o clima da Intolerância Religiosa, como também o de promover a apreciação desse vasto leque de religiosidades e de religiões na atual realidade social brasileira. Por sua vez, os diálogos inter-religiosos seriam fomentados através de textos motivadores, a partir de gêneros literários (letras de músicas literárias, poemas, poesias, contos, crônicas e romances) e não literários (letras de músicas não literárias, notícias, artigos jornalísticos e propagandas), dentre outros suportes textuais, no intuito de sistematizar a proposta do trabalho aqui evidenciado. |
Description: | 108 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1152 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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