Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1146
Title: A diakonia e as mulheres: “onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será contado também o que ela fez, para memória sua”
metadata.dc.creator: Velten, Josiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Blasi, Marcia
Keywords: Diakonia;Diaconisas;Jesus;Mulheres;Liderança;Protagonismo;Deaconesses;Women;Leadership;Protagonism;TEOLOGIA PRÁTICA
Issue Date: 31-Aug-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: VELTEN, Josiane. A diakonia e as mulheres: “onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será contado também o que ela fez, para memória sua”. 2022. 103 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: Essa dissertação tem por objetivo pesquisar a relação existente entre a diaconia e as mulheres a partir de três recortes históricos específicos. Em primeiro lugar, a partir do surgimento da Casa Matriz de Diaconisas e a atuação das diaconisas, em segundo, a diaconia e as mulheres no ministério de Jesus e por fim, a diaconia e as mulheres no período apostólico. O intuito é analisar esses três recortes históricos sob a perspectiva dos estudos de gênero buscando apontar para o protagonismo das mulheres. Jesus dignifica a diaconia valorizando o servir, que até então era visto como uma atividade de inferioridade realizado por pessoas escravas e pelas mulheres. O conceito diaconia inaugurado por Jesus é completamente inovador. Ao afirmar que veio para servir e não para ser servido (Mc 10.43), Jesus aponta para uma nova relação a ser estabelecida com quem está à margem. Com isso, mulheres são empoderadas, são ouvidas, são tocadas e expõe seu sofrimento. Por meio da análise destes três contextos específicos se pode afirmar que, independentemente do contexto e do período, as mulheres exerceram liderança e que seu protagonismo foi diaconal. Além disso, é possível constatar que muitos homens tentaram suprimir a liderança das mulheres, ou ainda, se sobrepor ao trabalho desenvolvido por cada mulher nomeada nessa pesquisa. Autoras e autores como: Elisabeth Schüssler Fiorenza, Walter Altmann, Ivone Gebara, Mercedes Lopes, Gerda Nied, Ruthild Brakemeier, Rodolfo Gaede Neto, Luise Schottroff, Ivoni Richter Reimer, Dierk Starnitzke, Dorothee Sölle, Márcia Paixão, Elsa Tamez entre outros nomes, auxiliam a refletir sobre esses achados de pesquisa. Com base nos estudos destas autoras e destes autores, resgatamos e documentamos o protagonismo de mulheres diaconisas, dentre as quais nomeio Gerda Nied, Wera Frank, Febe, Júnia e Priscila. A partir desse estudo é possível afirmar que a diaconia também significa exercer liderança e que frentes importantes de atuação diaconal foram assumidas por mulheres.
Description: 103 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1146
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
velten_j_mt.pdfTexto completo PDF1.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons