Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1143
Title: O neocalvinismo holandês e a sua recepção no Brasil
metadata.dc.creator: Silva, Ednardo Luís Duarte da
metadata.dc.contributor.advisor1: Saldanha, Marcelo Ramos
Keywords: Neocalvinismo holandês;Neocalvinismo;Kuyperianismo;Abraham Kuyper;Herman Bavinck;Herman Dooyeweerd;Dutch Neo-Calvinism;Neo-Calvinism;Kuyperianism;FENÔMENO RELIGIOSO E PRÁXIS EDUCATIVA NA AMÉRICA LATINA
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Ednardo Luís Duarte da. O neocalvinismo holandês e a sua recepção no Brasil. 2022. 131 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por assunto o neocalvinismo holandês e a sua recepção no Brasil, compreendendo as raízes históricas do movimento, as influências conceituais de seu fundamento, a evolução teológica de seu pensamento e o retrato contemporâneo de sua presença no país. A primeira parte da pesquisa procurou entender o neocalvinismo holandês em sua terminologia, conceituação e contextualização, bem como identificar seus representantes proeminentes. A segunda parte da pesquisa intencionou situar o neocalvinismo holandês em sua incubadora calvinista e explicitar as primeiras formulações de Abraham Kuyper na ocasião de suas Palestras Stone em Princeton. A terceira parte da pesquisa buscou extrair do neocalvinismo holandês o que podemos listar como sendo suas ideias centrais, a saber, a confiabilidade das Escrituras, a soberania do Deus trinitário e a instrumentalidade da cosmovisão. A quarta e última parte da pesquisa empreendeu um mapeamento cronológico das obras publicadas e instituições organizadas em solo brasileiro que, de alguma maneira, foram inspiradas pelo neocalvinismo holandês. O estudo demonstrou que apesar desta escola de pensamento reformada ser relativamente nova no Brasil, e, por isso, precisar de mais tempo para ser decantada, ela possui em sua tradição instrumentos teórico-práticos para auxiliar o protestantismo nacional a lidar com as mais diversas questões eclesiológicas, políticas e sociais.
Description: 131 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1143
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_eldd_tm.pdfTexto completo PDF967.08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons