Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1139
Title: Retrato da família no Brasil: um estudo teológico, histórico e documental da ICAR, IECLB e IEAB
metadata.dc.creator: Duffeck, Jéssica Lais Kriese
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Família;História;Brasil;Igreja;Casamento;Sexualidade;Grupo familiar;Family;History;Brazil;Church;Marriage;Sexuality;Family;Family Group
Issue Date: 11-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: DIFFECK, Jéssica Lais Kriese. Retrato da família no Brasil: um estudo teológico, histórico e documental da ICAR, IECLB e IEAB. 2020. 120 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TM 353;
metadata.dc.description.resumo: A família é uma das formas primárias de organização humana. Construída socialmente, transforma-se conforme especificidades culturais, políticas e históricas. Relações de poder relacionadas a categorias como gênero, raça, classe, orientação sexual influenciam diretamente tanto na forma quanto nas compreensões acerca do que é família. Na história do Brasil, a forma como o grupo familiar foi moldado para ser construído e praticado está diretamente relacionado com a religiosidade trazida pelos portugueses e, posteriormente, mesclado com as outras culturas que emigraram ou já existiam no Brasil. Desta forma, buscar-se-á trazer um retrato histórico da família no Brasil em conjunto com a visão da Igreja. Buscar-se-á também, apresentar a ideia de família disposta em documentos de três Igrejas Cristãs, sendo elas: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Episcopal Anglicana no Brasil. Diante desse contexto, o objetivo do presente trabalho é desenvolver uma revisão histórica e teórica sobre a família, na tentativa de impulsionar à reflexão da forma como a Igreja tem se posicionado frente ela. No processo histórico da família a mulher sempre foi a mais afetada dentro do grupo familiar, precisando lutar pelo seu lugar e pelos seus direitos que lhe foram negados por séculos. Esta pesquisa está dividida em dois capítulos. O primeiro traz a revisão histórica da família no Brasil. O segundo uma revisão histórica das Igrejas pesquisadas, além de apresentar os últimos documentos disponibilizados sobre a temática da família das igrejas supracitadas. Percebe-se um amadurecimento frente aos discursos usados pelas igrejas para com as pessoas e uma responsabilidade social frente as suas pessoas membros, na busca por mais igualdade, dignidade e justiça.
Description: 120 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1139
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
duffeck_jlk_tm353.pdfTexto completo PDF1.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons