Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1135
Title: Violência nas escolas: a teologia aliada ao processo de mediação de conflitos escolares
metadata.dc.creator: Santos, José Batista Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Mediação de conflitos escolares;Teologia;Espiritualidade;Violência escolar;Docência;Mediation of school conflicts;Theology;School violence;Teaching;Spirituality
Issue Date: 6-Jun-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, José Batista Lopes. Violência nas escolas: a teologia aliada ao processo de mediação de conflitos escolares. 2021. 140 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TMP 688;
metadata.dc.description.resumo: O processo de educar nos tempos atuais tem sido cotidianamente mais complexo uma vez que além do professor ter a responsabilidade de preparar o planejamento de suas aulas conforme os conteúdos elencados na grade curricular de seus estudantes e de acordo com as inovações sempre presentes no panorama global e local, os docentes se defrontam com situações cada vez mais esdrúxulas e complexas de serem resolvidas, no que se refere às condutas indisciplinadas como uma das mais comuns formas de expressão da violência escolar. Nesta perspectiva os atos de violência praticados na escola vêm ganhando proporções alarmantes e variam desde agressões verbais até violência física. Apenas esta última, incorrendo atualmente por conta da educação à distância. No transcurso do caminho trilhado no cotidiano escolar as ações violentas são expressadas nas formas de palavrões de todos os tipos, uso de drogas lícitas e ilícitas, acirradas discussões e lutas corporais que por muitas vezes fogem ao controle da comunidade escolar. O educador deve sempre estar atento ao que se passa dentro e fora da sala de aula, para que possa discernir qual é a origem desse comportamento agressivo, se crianças, adolescentes e jovens sentem-se coagidos, de certa forma, no próprio ambiente escolar ou se tal comportamento está originado em sua casa a fim de buscar da melhor forma possível, a resolução de problemas em conjunto com a famílias, Igrejas e demais instituições sociais responsáveis pela formação cidadã de estudantes, crianças, adolescentes e jovens. Diante deste panorama precisamos sair da “zona de conforto” fundamentada na mera constatação do problema, na reclamação e nos diversos tipos de lamentações e tentar buscar formas de atenuar a questão da existência de condutas violentas no interior da escola com o intuito de criar um ambiente equilibrado e transformá-lo num palco viável para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Neste sentido este estudo tem o objetivo geral de compreender o fenômeno da violência nas escolas e aliar a vivência da teologia ao processo de mediação de conflitos escolares para prevenir, repelir e mediar conflitos escolares com o intuito de promover o estabelecimento contínuo da harmonia nas escolas. Tem como metodologia verificar o que a bibliografia traz sobre violência escolar, educação e teologia com fundamento nos pressupostos teológicos das éticas da espiritualidade, do cuidado e da responsabilidade como alternativa para, por meio do diálogo, intervir nas ações violentas em âmbito escolar. Neste sentido, o exercício da espiritualidade individual e coletiva com fundamento nas éticas do cuidado e da responsabilidade é condição fundamental para o alcance de um ambiente harmônico e sempre propício para possibilitar a harmonia em âmbito escolar. Extremamente necessário para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
Description: 140 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1135
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_jbl_tmp688.pdfTexto completo PDF881.16 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons