Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1134
Title: A atitude de Cristo Jesus: um estudo na Carta aos Filipenses
metadata.dc.creator: Silveira, Thiago Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flávio
Keywords: Paulo;Carta aos Filipenses;Atitude de Cristo Jesus;Hino cristológico;Exemplo;Paul;Letter to the Philippians;Attitude of Christ Jesus;Christological hymn;Example
Issue Date: 30-Sep-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVEIRA, Thiago Almeida. A atitude de Cristo Jesus: um estudo na Carta aos Filipenses.2022. 168 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TD 244;
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa ocupa-se com a “atitude de Cristo Jesus” conforme a descrição do “hino cristológico” da carta aos Filipenses (2.6-11). No “hino cristológico” Paulo apresenta o autoesvaziamento, a humildade, a obediência, o serviço, o amor e o sofrimento de Cristo Jesus. A partir do “hino cristológico” é realizada uma da análise exegético-teológico (“análise do conteúdo”) das perícopes de três seções de Filipenses: 1.27-2.18; 2.19-30; 3.1-21, com o propósito de verificar como o “hino cristológico” fundamenta a arguição de Paulo nas perícopes dessas seções de Filipenses. Conclui-se que Paulo apresenta Cristo Jesus como um exemplo a ser seguido pelas pessoas cristãs filipenses, sobretudo em sua humildade, sua obediência, seu serviço e seu amor. Paulo também apresenta a si próprio e seus cooperadores, Timóteo e Epafrodito, como exemplos de pessoas cristãs conformadas ao exemplo de Cristo Jesus. Ao seguir o exemplo de Cristo Jesus bem como de Paulo, de Timóteo e de Epafrodito, as pessoas cristãs filipenses manifestam a “atitude de Cristo” e os valores do evangelho de e sobre Cristo Jesus. Para as pessoas cristãs filipenses isso geraria a solução para a discórdia entre Evódia e Síntique, duas lideranças da igreja filipenses, e o facciosismo em torno delas bem como em uma inversão dos valores da sociedade romana. A pesquisa é bibliográfica e emprega recursos exegéticos do método histórico-crítico. A tese está estrutura em três capítulos. O primeiro capítulo consiste na análise de conteúdo de Filipenses 1.27-2.18 e 2.19-30, O segundo capítulo consiste na análise de conteúdo de Filipenses 3.1-21. O terceiro capítulo trata da vida cristã a partir do evangelho (anti-imperial) e do paradigma da atitude de Cristo Jesus segundo o “hino cristológico”: humildade, obediência, serviço e amor.
Description: 168 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1134
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silveira_ta_td244.pdfTexto completo PDF2.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons