Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1131
Title: O ethos da declaração de fé assembleiana na esfera pública: valores morais, ação política e o estado democrático de direito
metadata.dc.creator: Baptista, Douglas Roberto de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Ethos;Esfera pública;Valores;Ativismo judicial;Laicidade;Public sphere;Values;Judicial activism;Secularity
Issue Date: 28-Mar-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: BAPTISTA, Douglas Roberto de Almeida. O ethos da declaração de fé assembleiana na esfera pública: valores morais, ação política e o estado democrático de direito. 227 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TD 238;
metadata.dc.description.resumo: Investiga-se a ação do “ethos” pentecostal na esfera pública tendo como pressuposto a “Declaração de Fé Assembleiana” - o documento institucional teológico-doutrinário das Assembleias de Deus no Brasil. Demonstra-se que a partir da ascensão do pentecostalismo e de sua crescente atuação política surgiu um gradativo conflito entre os valores religiosos e a laicidade brasileira. Aponta-se que esse debate tem sido travado no âmbito dos poderes constituídos principalmente na esfera legislativa e judicial. Estuda-se a influência do “ethos” pentecostal em audiências públicas do Estado e na tramitação de Projetos de Lei sob temas controversos como a sexualidade, questão de gênero, aborto, liberdade religiosa e ensino religioso. Explora-se o posicionamento dos pentecostais em defesa dos valores e da moral cristã, examina-se a práxis do ativismo judicial e sua relação com temáticas progressistas, bem como as implicações dessas práticas no Estado Democrático de Direito. Investiga-se na busca de encontrar uma possível conciliação entre o modelo de laicidade brasileira e a presença do “ethos” pentecostal no espaço público-estatal.
Description: 227 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1131
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
baptista_drda_td238.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons