Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1127
Title: O anúncio da fé cristã na era da pós-verdade: uma proposta para elaboração da pregação para contemporaneidade
metadata.dc.creator: Konflanz, Benito Holz
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Cultura;Sociedade pluralista;Pós-modernidade;Individualismo;Ceticismo;Relativismo;Pós-verdade;Evangelho;Pregação;Verdade;Culture;Pluralistic society;Post-modernity;Individualism;Skepticism;Relativism;Post-truth;Gospel;Preaching;Truth;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA
Issue Date: 1-Jul-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: KONFLANZ, Benito Holz. O anúncio da fé cristã na era da pós-verdade: uma proposta para elaboração da pregação para contemporaneidade. 2022.136 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TMP;709
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa que será apresentada, comporta o labor acadêmico da pesquisa teórica, bibliográfica e de profunda reflexão sobre a origem e o desenvolvimento do conceito de pós-verdade, o qual mostra-se intimamente conectado a uma discussão mais ampla a respeito da concepção de pós-modernidade, a qual subordina-se a uma série de campos distintos, da arte até a sociologia, passando por alguns registros históricos, antropologia, teologia e da filosofia. O objetivo da pesquisa é apresentar uma análise da sociedade pluralista, a qual diretamente influencia indivíduos, seja através da diversidade étnica, religiosa, cultural ou pelo relativismo reinante. Analisa-se elementos que compõem o quadro conjuntural que permitem a afinidade de vários dispositivos sociais a formarem certo agir racional e comportamental. Esse cenário desafia o anúncio da fé cristã. Dessa forma, este trabalho tem sua relevância na medida em que contribui para a compreensão de tendências da atualidade e; faz apurada leitura das práticas homiléticas de pregadores e homiletas renomados contemporâneos. Esta pesquisa fornece a pregadoras e pregadores cristãos instrumentos analíticos para a compreensão cultural; promove diálogo com a teologia e a cultura; reflete sobre homilética e pós-verdade. Pondera de modo crítico e bíblico para elaborar e estruturar a pregação, base e fundamento da Igreja. Com o propósito de anunciar a fé cristã, com clareza e simplicidade, mas sem, contudo, distorcer, relativizar ou alterar as Escrituras Sagradas, manter a autenticidade dos princípios e valores do Reino de Deus, este trabalho final do mestrado quer possibilitar um viés dialogal de forma responsável com a sociedade.
Description: 136 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1127
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
konflanz_bh_tmp709.pdfTexto completo PDF887.77 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons