Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1125
Title: Síndrome de burnout na atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico
metadata.dc.creator: Holanda, Suélen Ferreira Teles de
metadata.dc.contributor.advisor1: Herbes, Nilton Eliseu
Keywords: EBTT;Saúde docente;Síndrome de burnout;BTTE;Teachers' health;Burnout syndrome;CRISTIANISMO E HISTÓRIA NA AMÉRICA LATINA
Issue Date: 29-Oct-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: HOLANDA, Suélen Ferreira Teles de. Síndrome de burnout na atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico. 2021. 94 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TMP;691
metadata.dc.description.resumo: A dissertação de mestrado é uma pesquisa que buscou responder à seguinte pergunta: como a Síndrome de Burnout pode interferir na atuação profissional docente e como ela pode ser prevenida e tratada? Desse modo, o objetivo do estudo foi analisar as consequências dessa doença nos e nas profissionais da educação de ensino superior e da educação básica, técnica e tecnológica (EBTT). De natureza exploratória, a pesquisa foi realizada através de um levantamento bibliográfico, em que se buscou definir o Burnout, suas consequências na atuação profissional docente e as estratégias de prevenção. Verificou-se que ser um ou uma profissional docente atualmente é uma missão complexa, pois requer além das competências pedagógicas (ensino, pesquisa, extensão), o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Ademais, foi notório que o ambiente de trabalho pode provocar o adoecimento docente. Desta forma é grande o número de queixas de professores e professoras sobre sofrimentos psíquicos, sofrimentos esses que se não tratados podem levar ao surgimento da síndrome estudada - comprometendo a saúde física, mental e até mesmo espiritual do indivíduo e acarretando impacto no desempenho de suas funções. Os resultados obtidos evidenciaram a extrema necessidade de ações de prevenção à Síndrome de Burnout e promoção do cuidado e do autocuidado, nas esferas física, mental e espiritual, nas instituições de ensino. Portanto, a relevância desta dissertação reside no fato de contribuir com futuros estudos que se proponham a realizar pesquisas de campo sobre a temática, especialmente com o público da EBTT e servir como fonte de reflexões sobre formas de enfrentamento e prevenção ao surgimento dessa enfermidade na docência.
Description: 94 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1125
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
holanda_sftd_tmp691.pdfTexto completo PDF875.21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons