Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHolanda, Suélen Ferreira Teles de-
dc.date.accessioned2022-12-14T14:01:09Z-
dc.date.available2022-12-14T14:01:09Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationHOLANDA, Suélen Ferreira Teles de. Síndrome de burnout na atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico. 2021. 94 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1125-
dc.description94 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is a research that sought to answer the following question: how can Burnout Syndrome interfere with performance professional teaching? Thus, the aim of the study was to analyze the consequences of this disease in the professionals in higher education and basic, technical and technological education (BTTE). The research was exploratory and bibliographical, which sought to define the Burnout, its consequences in the performance of professional teaching and prevention strategies. It was found that being a teaching professional currently is a complex mission, as it requires, in addition to pedagogical skills (teaching, research, extension), the development of social and emotional abilities. Furthermore, it was notorious that the work environment can cause teaching to become ill. Thus, there is a large number of complaints from teachers about psychic suffering, suffering that, if not treated, can lead to the emergence of the studied syndrome - compromising the individual's physical, mental and even spiritual health and impacting the performance of their functions. The results obtained evidence the extreme need for actions to prevent Burnout Syndrome and promote care and self-care, in the physical, mental and spiritual spheres, in educational institutions. Therefore, the relevance of this dissertation lies in the fact that it contributes to future studies that propose to carry out field research on the subject, especially with the BTTE audience and serves as a source of reflections on ways of coping and preventing the emergence of this disease in teaching.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;691-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEBTTpt_BR
dc.subjectSaúde docentept_BR
dc.subjectSíndrome de burnoutpt_BR
dc.subjectBTTEen
dc.subjectTeachers' healthen
dc.subjectBurnout syndromeen
dc.subjectCRISTIANISMO E HISTÓRIA NA AMÉRICA LATINApt_BR
dc.titleSíndrome de burnout na atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
dc.contributor.referee2Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
dc.contributor.referee3Custódio, Elivaldo Serrão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819683729192070pt_BR
dc.description.resumoA dissertação de mestrado é uma pesquisa que buscou responder à seguinte pergunta: como a Síndrome de Burnout pode interferir na atuação profissional docente e como ela pode ser prevenida e tratada? Desse modo, o objetivo do estudo foi analisar as consequências dessa doença nos e nas profissionais da educação de ensino superior e da educação básica, técnica e tecnológica (EBTT). De natureza exploratória, a pesquisa foi realizada através de um levantamento bibliográfico, em que se buscou definir o Burnout, suas consequências na atuação profissional docente e as estratégias de prevenção. Verificou-se que ser um ou uma profissional docente atualmente é uma missão complexa, pois requer além das competências pedagógicas (ensino, pesquisa, extensão), o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Ademais, foi notório que o ambiente de trabalho pode provocar o adoecimento docente. Desta forma é grande o número de queixas de professores e professoras sobre sofrimentos psíquicos, sofrimentos esses que se não tratados podem levar ao surgimento da síndrome estudada - comprometendo a saúde física, mental e até mesmo espiritual do indivíduo e acarretando impacto no desempenho de suas funções. Os resultados obtidos evidenciaram a extrema necessidade de ações de prevenção à Síndrome de Burnout e promoção do cuidado e do autocuidado, nas esferas física, mental e espiritual, nas instituições de ensino. Portanto, a relevância desta dissertação reside no fato de contribuir com futuros estudos que se proponham a realizar pesquisas de campo sobre a temática, especialmente com o público da EBTT e servir como fonte de reflexões sobre formas de enfrentamento e prevenção ao surgimento dessa enfermidade na docência.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
holanda_sftd_tmp691.pdfTexto completo PDF875.21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons