Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1121
Title: Ética relacional à luz de João 13: análise histórico-traditiva do lava-pés e do novo mandamento do amor.
metadata.dc.creator: Guedes, Mateus Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flávio
Keywords: Quarto evangelho;Ética relacional;Tradição;Lava-pés;Amor;Fourth gospel;Relational ethics;Tradition;Foot washing;Love;ESTUDOS DE TEXTO E CONTEXTO BÍBLICOS
Issue Date: 2-May-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: GUEDES, Mateus Soares. Ética relacional à luz de João 13: análise histórico-traditiva do lava-pés e do novo mandamento do amor. 2022.119 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TM;414
metadata.dc.description.resumo: Em meio as relações sociais contemporâneas são possíveis perceber uma fragilidade nos relacionamentos interpessoais em suas diversas áreas. Esta dissertação parte do pressuposto que tais relacionamentos defeituosos são uma consequência da modernidade, especialmente do processo de individualização iniciada nela, e que as propostas éticas da comunidade joanina podem ser importantes como ponto de partida sobre uma ética relacional. Diante disso, a comunidade joanina em sua ética relacional descritas na passagem do lava-pés, e na ordem de um novo mandamento do amor podem conceder bases de diálogo para o problema apresentado. De tal modo, a pesquisa analisa por meio de uma metodologia bíblico-teológica e exegética, como a narrativa do lava-pés, e a ordem do amor dentro da comunidade joanina, podem acarretar implicações para a ética relacional. Assim, a narrativa do lava-pés é lida como uma imagem usada pelo autor do quarto evangelho para demonstrar como seus leitores deveriam comportar-se em relação ao outro, tendo como base a humildade, serviço e a renuncia ao status. Tais atitudes são asseveradas especialmente pela explicação teológica do próprio autor após a narrativa do lava-pés. A base ética que envolvia essas ações relacionais da comunidade joanina, é baseada no novo mandamento do amor. A partir da comparação entre as tradições é possível perceber que tal mandamento não está em plena novidade em relação ao Antigo Testamento, ou nas próprias ordens que envolvem amor encontradas nas tradições sinóticas, mas é, especialmente uma novidade em relação a base desse amor, sendo agora a atitude de Jesus, mas especialmente, uma novidade que envolve renúncia aos status, humilhação em prol do outro, e a dedicação de entregar a vida pelo próximo. Assim, a presente pesquisa conclui que a ética relacional joanina traz importantes implicações para a esperança de mudanças de relações no mundo contemporâneo.
Description: 119 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1121
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guedes_ms_tm414.pdfTexto completo PDF803.56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons