Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/111
Title: | As influências religiosas e educativas da igreja evangélica luterana de Angola no seu contexto ontem e hoje |
metadata.dc.creator: | Ndawanapo, Tomás |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Zwetsch, Roberto Ervino |
Keywords: | Educação;Escola das crianças;Igreja Evangélica Luterana de Angola;EDUCÃÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Education;School for children;Evangelical Lutheran Church of Angola |
Issue Date: | 30-Dec-2009 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | NDAWANAPO, Tomás. As influências religiosas e educativas da igreja evangélica luterana de Angola no seu contexto ontem e hoje. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho faz uma análise sobre o envolvimento, desde o início da confessionalidade luterana, com a educação escolar das crianças em Angola. A primeira parte faz uma abordagem educacional das crianças sob princípio da cultura e tradição dos povos Bantu em Angola. Esta parte inclui a gestação, a infância, a adolescência, e os ritos de passagem para meninas e meninos. A implantação da Igreja em Angola decorre em simultâneo com a fixação do colonialismo. Por isso os planos da Educação da Igreja eram subordinados às pretensões do sistema colonial. A segunda parte analisa o quanto a Missão Evangélica Luterana em Angola valorizou a educação da criança, começando com a própria tradição luterana. Nesta parte fala-se alto a catequese desde a Reforma na Alemanha até ao surgimento da Igreja Luterana em Angola. Esta é a parte do trabalho que é emocionante no ponto de vista histórico. Porque traz à tona histórias de pessoas que morreram pela implantação da Igreja Luterana em Angola. Aqui percebe-se que o sistema colonial ofereceu ao povo angolano, principalmente àqueles que tinham como opção a confissão Luterana uma igreja, uma língua para o ensino escolar e prisão ou morte aos reticentes. A terceira e última parte fala da Igreja Evangélica Luterana de Angola, em sua relevância para a Educação escolar das crianças a partir da grande comissão de Jesus Cristo em Mateus 28.19-20. Aborda sobre a criança na Bíblia e as relações das crianças com a família moderna em Angola, mostrando o quanto a confessionalidade luterana valoriza a educação da criança e termina com o delineamento de um projecto educativo da IELA que é um desafio. O trabalho começa com uma introdução sucinta e encerra com uma conclusão sintética. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/111 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ndawanapo_t_tmp109.pdf | 480.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.