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dc.creatorNdawanapo, Tomás
dc.date.accessioned2016-07-25T15:26:02Z-
dc.date.available2010-03-15
dc.date.available2016-07-25T15:26:02Z-
dc.date.issued2009-12-30
dc.identifier.citationNDAWANAPO, Tomás. As influências religiosas e educativas da igreja evangélica luterana de Angola no seu contexto ontem e hoje. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/111-
dc.description.abstractThis work makes an analysis on involvement from the beginning of the Evangelical Lutheran confession with children s education school in Angola. The first part makes an education approach of children, starting from the traditional and culture of Bantu people in Angola. This part includes gestation, childhood, adolescence and rites of passages for girls and boys. The implantation of the church in Angola elapses in simultaneous with the fixation of the colonialism system. Therefore the education plan of the church was subordinated under pretensions of colonialism system. The second part analysis how, the Evangelical Lutheran mission in Angola, valued the children s school education. In this part, is spoken loudly about the catechism from the reform of the church in Germany until the appearance of the Lutheran Church in Angola. This is, also, a part of the work that is touching in the historical point of view, because it brings to the unstressed histories of people, that were arrested and another died because of the implantation of the Lutheran Church in Angola. It is noticed that the colonial system offered to the Angolan people mainly to those that had as eclesial option the Lutheran confession a church, a language for teaching and prison or death for the reticent. The third part and the last one speeches on the evangelical Lutheran church of Angola in it s relevance for children s education. It is showing that Christian Education starts from Jesus Christ s Great Commission in Mathew 28.19-20. It approaches on the children in the Bible, the child s relationships with the modern family in Angola, showing how the Lutheran confession values the children s school education and finishing with a proposal of an education project of IELA that is a challenge. The work starts with a brief introduction and ends with a synthetic conclusion.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola das criançaspor
dc.subjectIgreja Evangélica Luterana de Angolapor
dc.subjectEDUCÃÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSchool for childreneng
dc.subjectEvangelical Lutheran Church of Angolaeng
dc.titleAs influências religiosas e educativas da igreja evangélica luterana de Angola no seu contexto ontem e hojepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.description.resumoEste trabalho faz uma análise sobre o envolvimento, desde o início da confessionalidade luterana, com a educação escolar das crianças em Angola. A primeira parte faz uma abordagem educacional das crianças sob princípio da cultura e tradição dos povos Bantu em Angola. Esta parte inclui a gestação, a infância, a adolescência, e os ritos de passagem para meninas e meninos. A implantação da Igreja em Angola decorre em simultâneo com a fixação do colonialismo. Por isso os planos da Educação da Igreja eram subordinados às pretensões do sistema colonial. A segunda parte analisa o quanto a Missão Evangélica Luterana em Angola valorizou a educação da criança, começando com a própria tradição luterana. Nesta parte fala-se alto a catequese desde a Reforma na Alemanha até ao surgimento da Igreja Luterana em Angola. Esta é a parte do trabalho que é emocionante no ponto de vista histórico. Porque traz à tona histórias de pessoas que morreram pela implantação da Igreja Luterana em Angola. Aqui percebe-se que o sistema colonial ofereceu ao povo angolano, principalmente àqueles que tinham como opção a confissão Luterana uma igreja, uma língua para o ensino escolar e prisão ou morte aos reticentes. A terceira e última parte fala da Igreja Evangélica Luterana de Angola, em sua relevância para a Educação escolar das crianças a partir da grande comissão de Jesus Cristo em Mateus 28.19-20. Aborda sobre a criança na Bíblia e as relações das crianças com a família moderna em Angola, mostrando o quanto a confessionalidade luterana valoriza a educação da criança e termina com o delineamento de um projecto educativo da IELA que é um desafio. O trabalho começa com uma introdução sucinta e encerra com uma conclusão sintética.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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