Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1119
Title: A importância da Escritura Sagrada para a igreja primitiva e para a igreja evangélica contemporânea: uma análise comparativa e crítica
metadata.dc.creator: Cerqueira, Silas Majdalani de
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Escritura sagrada;Igreja primitiva;Igreja evangélica contemporânea;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA
Issue Date: 24-Jun-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: CERQUEIRA, Silas Majdalani de. A importância da Escritura Sagrada para a igreja primitiva e para a igreja evangélica contemporânea: uma análise comparativa e crítica. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TMP;697
metadata.dc.description.resumo: O tema da presente monografia diz respeito à importância da Escritura Sagrada para a igreja primitiva e para a igreja evangélica contemporânea, em uma análise comparativa e crítica. O capítulo 2 de Atos evidencia que a Escritura Sagrada era priorizada entre os primeiros cristãos. Essa centralidade pode ser vista nos fatos de que ela: fornecia o conteúdo principal da mensagem, era reproduzida em atitudes, afetava integralmente a vida e era vivida cotidianamente. Tal valorização trazia como resultado uma revolução na própria sociedade em que eles estavam inseridos. Destoando dessa realidade, atualmente, muitos cristãos tem secundarizado a Bíblia. Evidências dessa conjuntura é que: a mensagem da igreja não está centrada no texto sagrado, há um analfabetismo bíblico, a Bíblia tem sido interpretada de forma adulterada e existe uma dicotomia entre a pregação e a vivência. O reflexo dessa desvalorização é a função pequena e limitada significância que eles têm desempenhado na comunidade. O objetivo da pesquisa é apontar possíveis soluções para que a Palavra volte a ter um papel de centralidade na congregação, desfazendo assim o abismo de juízo de valor constatado entre a igreja primitiva e a igreja contemporânea, e consequentemente, que a igreja torne a ser um agente transformador. Restaurar o apreço pela Escritura é restabelecer a relevância social da própria igreja.
Description: 71 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1119
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cerqueira_smd_tmp697.pdfTexto completo PDF841.63 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons