Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1114
Title: Análise da influência do código de ética em uma instituição federal de educação profissional
metadata.dc.creator: Carvalho, Walter Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: Gestão pública;Ética;Código de conduta profissional;Administração pública;Public management;Ethic;Code of professional conduct;Public administration
Issue Date: 4-Jul-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: CARVALHO, Walter Oliveira de. Análise do código de ética em uma instituição federal de educação profissional. 2022. 109 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TMP;701
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa a influência de um Código de Conduta em uma Instituição Federal de Ensino. Para tanto, a pesquisa iniciou com o levantamento bibliográfico acerca do tema da ética para facultar a construção do instrumento de coleta de dados empíricos e, também, permitir a análise dos dados coletados. Para realizar a investigação optou-se pela estratégia de estudo de caso único, com abordagem qualitativa e quantitativa, com coleta de dados realizada por meio de levantamento documental, observação participante sistemática e survey. Com base nas informações obtidas, constatou-se que após a entrada em vigor do Código de Conduta próprio da instituição, instituído a partir da sua missão e visão, houve uma redução significativa no número de denúncias relacionadas à ética. Analisou-se, também, a atuação da Comissão de Ética bem como o nível de autonomia dos seus membros para emitir decisões. Além disso, verificou-se o nível de conhecimento dos servidores e servidoras quanto a existência do Código de Conduta, analisando a sua percepção com relação ao tema. Os resultados obtidos permitiram concluir como positiva a implementação do Código de Conduta Profissional na instituição. Com relação à percepção dos servidores e servidoras, constatou-se que, apesar de a maioria dos participantes da pesquisa acreditarem que a instituição pauta suas decisões na ética, um número considerável de respondentes discordou dessa tese, motivo pelo qual se sugere a adoção de estratégias e ações que melhorem a imagem do ente público junto às pessoas colaboradoras.
Description: 109 p. ; il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1114
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carvalho_wod_tmp701.pdfTexto completo PDF1.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons