Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1111
Title: Apocalipse 13 e sua natureza profética: testemunho contra as bestas de ontem e de hoje
metadata.dc.creator: Araújo, José Roberto da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Apocalipse;Bestas;Economia;Sacrifícios;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Apocalypse (Revelation);Beasts;Economy;Sacrifices
Issue Date: 10-Sep-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: ARAÚJO, José Roberto da Silva. Apocalipse 13 e sua natureza profética: testemunho contra as bestas de ontem e de hoje. 2021. 112 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TMP;689
metadata.dc.description.resumo: O estudo da Bíblia é uma prática de muitas pessoas que professam a religião cristã. Porém, a leitura desse importante livro não se dá de forma unívoca, mas ganha diferentes interpretações. Nesse contexto, o problema que se coloca é que as interpretações podem não refletir a mensagem que o autor sagrado propôs ou até dizer o que ele não quis com seu escrito. Isso se aplica em grande parte ao livro do Apocalipse, com sua mensagem codificada através de símbolos, imagens, números, cores, elementos da natureza, animais. Ao ler o livro do Apocalipse, as pessoas acabam por fazer uma leitura literal do texto, não descobrindo a sua mensagem para as comunidades destinatárias e para o momento presente. Este trabalho procura oferecer algumas ferramentas que possibilitem um acesso contextualizado ao livro do Apocalipse, compreendendo que ele faz parte de uma literatura definida como apocalíptica, inserida no contexto do Império Romano. O livro foi escrito para comunidades cristãs da Província da Ásia no final da século I, quando Domiciano (81-96 d.C.) governava o Império. Com a intenção de manter a fé e o testemunho de Jesus, o Cordeiro imolado e ressuscitado, João, o irmão e companheiro buscou identificar o Império com um sistema que favorecia a morte de quem não seguia as suas regras. Essa denúncia é descrita pelo autor no capítulo 13, ao comparar o sistema de morte do Império com as bestas, uma que sai do mar e outra da terra. Enfrentar o sistema de morte de ontem e de hoje, denunciando o sistema que sacrifica vidas, é uma das mensagens que o livro do Apocalipse nos possibilita, oferecendo uma mensagem de testemunho e esperança.
Description: 112 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1111
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
araujo_jrsTMP689.pdfTexto completo PDF744.27 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons