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Title: A espiritualização como pivô das competências para formação de líderes de alta performance nos processos de coaching
metadata.dc.creator: Gonçalves, Ricardo de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Mística;Humanização;Espiritualização;Inteligência Espiritual;Liderança;Matriz de Competências;Desenvolvimento de Competências;Processo de Coaching;Alta Performance;TEOLOGIA PRÁTICA;Mysticism;Humanization;Spiritualization;Spiritual Intelligence;Leadership;Competency Matrix;Development of Competencies;Process of Coaching;High Performance
Issue Date: 2-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: GONÇALVES, Ricardo de Castro. A espiritualização como pivô das competências para formação de líderes de alta performance nos processos de coaching. 2020. 340 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;203
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem como ponto de partida a experiência mística e de humanização de Teresa de Ávila, uma freira carmelita que viveu na Espanha no século XVI. Partindo de uma experiência real, vivida por uma mulher, líder, mística e empreendedora da Idade Média, encontramos aspectos da vida mística que servem de inspiração e referência para a construção de uma matriz de competências. Nesta matriz, elencamos um conjunto inicial de competências, por meio das quais acreditamos ser possível, através de processos de Coaching, desenvolver a espiritualização ou inteligência espiritual, de lideranças no contexto do trabalho, com vistas ao atingimento daquilo que chamamos de alta performance. Para isso, dividimos nossa Tese em três partes. Em cada uma delas, estudamos e destacamos pontos que julgamos relevantes, face nossa experiência profissional e, também, face nosso objetivo de pesquisa. Dentre eles: 1) passagens da vida de Teresa e de sua Teologia retiradas, principalmente, das obras que ela mesma escreveu aos seus confessores. Nesta etapa, destacamos a vida mística de Teresa, os sofrimentos e desafios que enfrentou e, também, que caminho trilhou para aquilo que apontamos como a construção de sua própria liderança. Tratamos, também, das influências que Teresa sofreu em seu tempo e como elas impactaram sua jornada. Destacamos, ainda, a experiência e o sujeito humano como centro na Teologia de Teresa; 2) aspetos que julgamos mais relevantes para a compreensão do ser humano e da teia cultural em que é feito e se faz. Para isso, estudamos o humano em seus aspectos: de espírito ou alma vivente, de possuidor de um corpo físico, de ser simbólico, de ser emotivo repleto de valores e crenças, de ser detentor de linguagem, de ser imaginativo e acumulador. Nesta etapa, olhamos, ainda, para a cultura e para a religião com um olhar paradigmático e nos detendo, ao final, no caso peculiar do ateísmo; 3) na etapa final e mais longa, apresentamos a espiritualização e as doze competências propostas para o desenvolvimento de lideranças de alta performance, visando à construção de um caminho cientificamente válido. Apresentamos o Coaching enquanto processo de desenvolvimento de lideranças. Tratamos do tema das competências humanas, definindo competências e como desenvolver competências humanas com foco no desenvolvimento da inteligência espiritual, no contexto da liderança de alta performance. Ao final desta última etapa, apresentamos considerações extraídas da pesquisa como um todo, sobre cada uma das doze competências propostas para o desenvolvimento da inteligência espiritual no contexto da liderança de alta perfomance e definido, então, o que vem a ser alta performance nos termos desta Tese.
Description: 340 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1108
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