Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1107
Title: A guardiã do tempo: o papel da narrativa na comunicação do evangelho
metadata.dc.creator: Gomes, Israel Mazzacorati
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Comunicação do evangelho;Narrativa;Hermenêutica;Homilética;TEOLOGIA PRÁTICA;Communication of the gospel;Narrative;Hermeneutics;Homiletics
Issue Date: 1-Oct-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: GOMES, Israel Mazzacorati. A guardiã do tempo: o papel da narrativa na comunicação do evangelho. 2021. 211 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TD;235
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa consiste na investigação do papel que a narrativa desempenha na missão conjunta da igreja e da teologia definida em termos de comunicação do evangelho. Ela parte do problema do distanciamento entre teologia e igreja, para o qual propõe uma possibilidade de reaproximação a partir de três parcerias e da definição de um objetivo comum, que é a comunicação do evangelho. Para isso, apresenta o conceito de comunicação do evangelho a partir de sua origem na teologia prática alemã, conforme o trabalho de Christian Grethlein. Enfatiza os três modos de comunicação de Jesus, divididos entre verbais e não verbais como podem ser observados em seu ministério e destino, tomando-os como modelo e impulso para a ação da igreja no presente. Apresenta e analisa o significado de narrativa a partir de sua função na vida, para então trabalhar a sua fundamentação teórica segundo o trabalho de Paul Ricoeur. Com base em Enio Mueller, mostra que a Bíblia conta uma grande narrativa de reconciliação, cujo ponto central é o evangelho do reino de Deus trazido à realidade da vida em Jesus Cristo. Busca defender, à luz de Alister McGrath, que o evangelho é uma metanarrativa que engloba, posiciona e dá sentido às outras narrativas que compõe a vida no presente, visto que a reconciliação, enquanto mensagem e serviço, consiste em reconectar a vida à sua fonte eterna de vida e sentido. Vista dessa maneira, a comunicação do evangelho consiste em contar essa história de variadas maneiras baseada nessa estrutura narrativa, que oferece a sustentação tanto para Bíblia como para a vida. Ao longo do trabalho procurou aproximar a hermenêutica bíblica da homilética e indicar caminhos para a prática da comunicação do evangelho por uma abordagem narrativa.
Description: 211 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1107
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gomes_im_td235.pdfTexto completo PDF1.47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons