Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1103
Title: Acompanhamento com mulheres “não casadas” no ministério: o grito silencioso que precisa ser ouvido
metadata.dc.creator: Gonzalía Polanco, Zaraí
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaede Neto, Rodolfo
Keywords: Acompanhamento;Mulheres “não casadas”;Ministério;Crise;Aconselhamento;Teologia feminista;TEOLOGIA PRÁTICA;Accompaniment;“Unmarried” women;Ministry;Crisis;Counseling;Feminist theology
Issue Date: 14-Dec-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: GONZALÍA POLANCO, Zaraí Acompanhamento com mulheres “não casadas” no ministério: o grito silencioso que precisa ser ouvido. 2021. 417 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TD;232
metadata.dc.description.resumo: O trabalho apresenta as realidades de 13 mulheres “não casadas” envolvidas em ministérios e/ou cargos de liderança, 7 de comunidades menonitas da Colômbia e, 6 de comunidades Luteranas do sul do Brasil, em relação com os processos de atenção que elas recebem para enfrentar e superar as crises próprias do exercício das suas funções ministeriais ou de liderança dentro das comunidades eclesiais. A pesquisa indaga e identifica as principais situações de crises vivenciadas por elas, as principais metodologias utilizadas para atender estas necessidades, analisa se estas têm sido efetivas na atenção dos seus dilemas particulares, esclarece algumas questões conceituais em relação aos diversos processos de ajuda que elas recebam; reflete sobre a importância e urgência de um processo de acompanhamento para com este grupo e, finalmente, apresenta algumas propostas de acompanhamento que comtemplam elementos próprios da perspectiva feminista, importantes na atenção das necessidades deste grupo. A escolha das participantes, obedeceu ao fato de que a pesquisadora faz parte de uma comunidade Menonita na Colômbia e, além disso, estar por mais de quatro anos, desenvolvendo seus estudos de mestrado e doutorado numa instituição educativa de denominação luterana, o que facilitou o elemento confiança e conhecimento dos contextos a serem pesquisados. A metodologia utilizada nesta pesquisa, corresponde ao campo da pesquisa social, sendo esta uma pesquisa exploratória, de tipo qualitativo, que destaca o uso da entrevista semiestruturada, por pautas, a qual, fazendo uso de perguntas específicas e, com certo grau de estruturação sobre a temática, permitiu ás participantes discorrer sobre o tema em questão sem se prender à indagação formulada, mas, abordando os pontos de interesse que a pesquisa almejava, possibilitando assim, a troca de experiências entre as entrevistadas e a entrevistadora, o que enriqueceu o processo. A estruturação da entrevista facilitou a categorização da informação e sua análise, evidenciando situações de desconfiança, hierarquias e, mostrando que este grupo não está recebendo o acompanhamento adequado, de parte das lideranças de suas comunidades, que lhes ajude a superar as situações de crises de forma apropriada, devido a inexistência de programas de acompanhamento que contemplem suas necessidades particulares. Algumas descobertas significativas deste trabalho que podemos destacar é a necessidade imperiosa de programas de acompanhamento voltadas, entre outros aspectos, para as necessidades particulares de constituição de confiança, de escuta e acompanhamento que este grupo precisa. Ficou então patente a percepção da necessidade de fomentar um acompanhamento integral, abrangente e continuado em situações de crise, de forma a alcançar não apenas a pessoa em situação de crise, mas, também, de alcance comunitário, como parte do conjunto de ações públicas que acolham essa questão.
Description: 417 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1103
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gonzalía _zp td 232.pdfTexto completo PDF3.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons