Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1098
Title: Apologética Paulina à doutrina da ressurreição na primeira Carta aos Coríntios
metadata.dc.creator: Souza, Marcelo Serafim de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flávio
Keywords: Ressurreição;Teologia Paulina;Corinto;Problemática;Apologética;Resurrection;Pauline theology;Corinth;Problematic;Apologetics
Issue Date: 24-Jan-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUZA, Marcelo Serafim de. Apologética Paulina à doutrina da ressurreição na primeira Carta aos Coríntios. 2022. 125 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TM;413
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa fundamenta-se na problemática encontrada pelo Apóstolo Paulo na Igreja de Corinto, mormente no que atine a questão da ressurreição e, como mencionada questão ortodoxa obteve enfrentamento paulino. A cristologia paulina fundamentada no Cristo crucificado, era o tema da pregação de Paulo. Do Cristo, vítima de horrenda morte de cruz, contudo, ressurreto ao terceiro dia. Nisto consistia a loucura da pregação de Paulo, que contrastava com a sabedoria do mundo a sua volta. Os problemas que surgiram na igreja de Corinto, atinentes à ortodoxia, bem como de ordem prática e litúrgica, deram ensejo ao apóstolo de responder com orientações cujo valor, relevância e aplicação transcendem em muito, os limites daquela época e lugar, dada a sua atualidade, fazendo de Paulo, um apologeta, na defesa intransigente daquilo que pregava. Suas proto-cartas revelam a combatente e aguerrida defesa que Paulo faz do Evangelho, contra “ensinos desviantes” que tentavam miná-lo. Na Primeira Carta aos Coríntios, Paulo defende eficazmente o evangelho de ataques “extra ecclesia”, que se traduziam em influências externas àquela igreja, sobretudo contra a “sabedoria humana” que, tentava colocar em dúvida a reflexão da ressurreição.
Description: 125 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1098
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souza_ms_tm413.pdfTexto completo PDF897.68 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons