Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1094
Title: Sofrimento e cruz no neopentecostalismo brasileiro e em Jürgen Moltmann
metadata.dc.creator: Bertoldo, Fernando Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Sofrimento;Cruz;Teologia da prosperidade;Teologia da cruz;Jürgen Moltmann;TEOLOGIA SISTEMÁTICA;Suffering;Cross;Prosperity theology;Theology of the cross;Jürgen Moltmann
Issue Date: 11-Aug-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: BERTOLDO, Fernando Cardoso. Sofrimento e cruz no neopentecostalismo brasileiro e em Jürgen Moltmann. 2021. 151 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TD;228
metadata.dc.description.resumo: A presente tese de doutorado realiza um estudo comparativo entre a Teologia da Prosperidade no contexto do Brasil, com base na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e a Teologia da Cruz, segundo a perspectiva do teólogo alemão Jürgen Moltmann. Na primeira parte, apresenta uma introdução à temática do sacrifício, que inicia com uma leitura antropológica, posteriormente bíblica, para depois apresentar o enfoque psicanalítico, instrumento de análise da tese para discutir questões referentes ao sofrimento e à culpa. Também nessa primeira parte destaca a leitura teológica do sacrifício na Teologia da Prosperidade, assentada no sacrifício do dinheiro. Na segunda parte,a leitura teológica da Teologia da Prosperidade se dá com base em uma leitura fenomenológica, contrapondo ao que se apresenta na tese ser a Teologia Tradicional.Em seguida, enfoca a escatologia do cotidiano que se defende estar na base da Teologia da Prosperidade.A segunda parte da tese finaliza apresentando outros difusores e aspectos da Teologia da Prosperidade com base na leitura teológica da mesma. Na terceira parte,destaca a Teologia da Cruz segundo a compreensão de Jürgen Moltmann.Inicia com uma contextualização da vida e obra de Moltmann para, posteriormente, apresentar a Teologia da Esperança e, também, apresentar os caminhos que conduzem a Teologia da Cruz após as correções da Teologia da Esperança feitas por Moltmann. Nessa Terceira parte,apresenta as contribuições do diálogo teológico psicanalítico demonstrado por Moltmann como forma de mostrar que o amadurecimento da religião precisa passar pelo fogo da crítica, assim apresentando a presença de sofrimento e culpa na Teologia da Cruz, utilizando o instrumento da psicanálise de Sigmund Freud. Na quarta e última parte,desenvolve um estudo comparativo entre a Teologia da Prosperidade e a Teologia da Cruz, com base em Moltmann, para verificar as contradições presentes, dialogando com a psicanálise Freudiana. Destaca-se que na Teologia da Prosperidade não há a presença do sofrimento, nem da culpa, uma religião sem crítica e infantilizada, uma vez que o sacrifício do dinheiro suprime a necessidade de sofrimento e culpa.Na Teologia da Cruz e religião internaliza o sofrimento e a culpa, com crítica e de forma madura. Por fim, nas considerações finais enfatiza-seo fato de que a Teologia da Cruz faz uma teologia calcada na Teologia da Gratuidade encontrada na Sagrada Escritura, e a Teologia da Prosperidade se distancia da Bíblia uma vez que suas afinidades eletivas com o neoliberalismo não encontram respaldo bíblico e, sim,se trata de uma religião puramente com viés socioeconômico, baseada em promessas de riqueza, saúde e prosperidade.
Description: 151 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1094
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bertoldo_fc_td228.pdfTexto completo PDF851.45 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons