Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1090
Title: A violência contra a mulher no Brasil: uma análise sob a perspectiva da diaconia ecumênica
metadata.dc.creator: Resende Junior, João Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaede Neto, Rodolfo
Keywords: Violência contra a mulher;Diaconia ecumênica;Teologia;Violência doméstica;TEOLOGIA PRÁTICA;Violence against women;Ecumenical diakonia;Theology;Domestic violence
Issue Date: 28-May-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: RESENDE JUNIOR, João Alves de. A violência contra a mulher no Brasil: uma análise sob a perspectiva da diaconia ecumênica. 2021. 97 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TMP;686
metadata.dc.description.resumo: É cada vez maior a influência da mulher na sociedade atual, passando sua contribuição de secundária para protagonista, ainda que as mulheres tenham que lutar com as heranças históricas do sistema patriarcal em seu dia a dia. A violência, que atinge centenas de milhares de brasileiras diariamente, é apenas um dos desdobramentos do sexismo saturado em nossa sociedade. Nesta perspectiva, procuramos ilustrar, na presente pesquisa, as apreciações básicas que permeiam o tema, expondo informações para que se consiga entender qual o motivo que justifica as agressões contra as mulheres de uma maneira geral, sua história e conceitos, a busca de um olhar de cuidado das comunidades cristãs desde uma perspectiva da teologia diaconal ecumênica, concretizando através das análises que serão apresentadas que não estamos diante de mais uma simples problemática contextual. A conclusão de pesquisa postula que a partir da diaconia ecumênica, que se constitui numa abordagem metodológica apropriada para o trabalho comunitário e institucional de enfrentamento da violência contra a mulher, que o problema da violência contra a mulher é global, epidemiológico, social e historicamente construído, banalizado por uma teologia da literalidade do texto da Bíblia, estruturado pelas instituições brasileiras que descendem do período colonial e invisibilizado. A fundamentação teológica da diaconia ecumênica é pautada pelas considerações acerca da sororidade e da defesa da vida plena, sua elaboração considera a transformação da sociedade, daí ser uma diaconia transformadora a base conceitual dos trabalhos de organizações sociais como a FLD e a Diaconia. A metodologia de pesquisa foi bibliográfico-conceitual de viés teológico em diálogo com as ciências sociais.
Description: 89 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1090
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
resende_junior_jaTM 686.pdfTexto completo PDF619.44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons