Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/109
Title: Edith Stein e as questões de gênero: perspectiva fenomenológica e teológica
metadata.dc.creator: Peretti, Clélia
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Valburga Schmiedt
Keywords: Gênero;Fenomenologia;Antropologia filosófico-teológica;Empatia;Experiência religiosa;TEOLOGIA PRÁTICA;Gender;Phenomenology;Philosophical-theological anthropology;Empathy;Religious experience;Edith Stein;Teresa Benedita da Cruz, Santo, 1891-1942
Issue Date: 16-Dec-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: PERETTI, Clélia. Edith Stein e as questões de gênero: perspectiva fenomenológica e teológica. 2009. 302 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese discute a questão de gênero, tema importante para nossa época. Objetiva fazer uma análise na perspectiva fenomenológica e teológica da questão de gênero por meio das contribuições de Edith Stein (1891-1942), filósofa e discípula de Edmund Husserl (1859-1938). Examina, portanto, as relações entre masculino e feminino, destacando de modo particular a questão da mulher. Neste estudo, enfatiza-se, também, a presença de Edith Stein no panorama da literatura feminina da época, sua participação nos movimentos feministas e pedagógicos, sua relevância na escola fenomenológica pela capacidade de transitar nas diversas áreas do saber e pela sua original aplicabilidade do método fenomenológico no estudo da pessoa humana em suas variadas dimensões: corpo, alma, espírito, valores, relação com os outros e com Deus. Edith Stein se concentra em torno do sujeito da empatia e de suas vivências. Das análises das relações intersubjetivas, colhe elementos para a elaboração de uma antropologia filosófica, que no encontro com a tradição aristotélico-tomista integra com a antropologia cristã. Ao longo do trabalho, busca-se, ao mesmo tempo, examinar a relação do ser humano com a dimensão religiosa, com particular referência à teologia cristã católica. Discutem-se os significados ontológicos da natureza e essência da mulher, sugeridos pela pensadora numa prospectiva de complementaridade. A pesquisa trata da questão feminina contemporânea e faz confronto entre os escritos de Edith Stein e a condição da mulher em seu tempo. Paralelamente aborda os movimentos feministas no Brasil para demonstrar a situação da mulher nos diversos contextos histórico-sociais. Do ponto de vista teológico, a relação homem e mulher é estudada à luz da Revelação judaico-cristã, homem e mulher criados à imagem de Deus e da Trindade. A mulher ganha sua nobreza pelo fato de o Redentor nascer de uma mãe humana e, Maria é apresentada como protótipo da feminilidade: é a Mater- Virgo e a Sponsa-Christi. Nesse sentido, faz-se referência à tradição cristã, em particular à Carta Apostólica Mulieris Dignitatem de João Paulo II. Mostra-se a estreita relação entre as reflexões filosóficas e antropológicas dos pensadores sobre a teologia da feminilidade na Igreja Católica e a proposta de um novo feminismo da Igreja. Reflete-se sobre o protagonismo da mulher, a partir do valor fundamental do ser humano masculino e feminino. Alude-se à experiência religiosa cristã como abertura e encontro com a Verdade Revelada, itinerário individual e coletivo. Acena-se, por fim, à fenomenologia da espiritualidade e a teologia mística aprofundas por Edith Stein, inspirada nas obras de Santa Teresa D´Ávila e São João da Cruz.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/109
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
peretti_c_td86.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.